Skip to content
Pristina.org // Publicidade // Fecharam a AG 407 e agora?

Fecharam a AG 407 e agora?

O telefone da Ag 407 não atende mais. Alex Schoenburg e Selma Navarro, sócios da empresa, viajaram na última sexta-feira (7) para três semanas de férias na Áustria, país de origem de Schoenburg.

Segundo informações de pessoas ligadas à agência, na última segunda-feira (10), o diretor financeiro Ben Hur Machado teria informado aos funcionários que a agência estava encerrando suas operações. Questionado, Machado disse que não é bem assim e que os sócios vão voltar para explicar a situação. Sobre o telefone da agência, disse que na verdade funcionários estão tocando o trabalho de alguns clientes de suas casas.

A Ag 407 foi lançada em setembro de 2004 por Schoenburg e Selma logo após venderem para a Dentsu a sua Cayenne, agência que haviam operado na Alemanha. Ao lado de Sergio Graciotti, o casal havia comandado a primeira operação da TBWA no Brasil nos anos 90. A Ag 407 iniciou seu trabalho em São Paulo como uma hot shop criativa com ênfase em design. Tanto que o primeiro sócio da dupla foi o diretor de arte Drausio Gragnani, substituído em seguida pelo designer André Felipe. Em outubro de 2005 a agência promoveu uma fusão com a paranaense By Vivas, do criativo Beto Vivas, para atender em seu escritório de Curitiba a empresa de telefonia GVT.

Os problemas da Ag 407 começaram exatamente com a perda desse cliente, com verba de R$ 20 milhões. Em janeiro de 2008 a GVT trocou a 407 pela MPM. Em 2007 a dupla Schoenburg e Selma Navarro ainda tentou incrementar a 407 através de uma fusão com a Glória, de Alexandre Lucas, atual diretor de criação da Dentsu Brasil. Essa parceria também durou muito pouco.

Nos últimos meses uma série de ações de ex-funcionários da 407 indicavam que a agência sofria com problemas financeiros. E apesar do telefone da agência não estar mais atendendo, o site da 407, ainda no ar, indica que o portfólio de clientes inclui marcas como Carta Editorial, Faculdade Fiap, Google, iG, Aché, Pernod Ricard e Banco BVA, entre outros.

—–

O texto acima foi retirado do Blog do Adonis e confirma o que já estava correndo pelo twitter há algumas horas. A Ag 407 foi fechada e os donos foram para Europa. E ai, foi férias ou algo mais?