Uma coisa que sempre me incomoda quando vejo como alguns arquitetos trabalham com o design para casas minúsculas, é como elas costumam ter um mezanino elevado. E eu acredito que a designer industrial francesa Laëtitia Dupé, cofundadora da Baluchon, deveria ter se sentido incomodada com isso também.
No modelo Ellèbore criado pela Baluchon, a designer resolveu mudar as coisas de ordem e colocou o quarto principal no térreo. Acima do quarto, há uma sala de estar ampla e iluminada pelo sol, com uma janela ampla e um local para se trabalhar.
Este arranjo inverso pode levantar algumas questões. A lógica por trás dessa mudança estrutural parece enraizada na praticidade.
Uma altura de teto mais baixa é viável, pois os quartos têm uma função mais horizontal. E esta escolha de design posiciona o cômodo que exige um pé-direito mais alto – a sala de estar – no andar de cima. Algo que eu sempre ficava pensando ao deparar-me com designs para casas minúsculas.
Além disso, elevar a área de estar economiza engenhosamente o design da escada. São necessários menos degraus para chegar a um quarto elevado, maximizando assim o precioso espaço que faz falta. A inversão criada pela Baluchon demonstra o seu talento para otimizar a vida minúscula.
Além da economia de espaço, a escada guarda uma surpresa adicional de design. Os dois degraus inferiores funcionam como unidades removíveis, revelando uma forma escondida para armazenar o que quiser. Essa solução de dupla finalidade também transforma os degraus em uma escada prática para acessar a área superior da cozinha.
A abordagem inovadora de Laëtitia Dupé da Baluchon expande as possibilidades e utilidades das casas minúsculas. O modelo Ellèbore demonstra como escolhas de design bem pensadas e resolvidas podem aprimorar a qualidade de vida e a funcionalidade de uma área quadrada mínima.
E você pode ver mais detalhes da Ellèbore da Baluchon direto no link abaixo.
Design Inovador para Casas Minúsculas com a Baluchon
Se você gostou do que viu aqui, você deveria seguir o blog no Mastodon. Além disso, ainda temos nossa newsletter quase semanal.