Copenhagen, a capital da Dinamarca, prometeu a seus cidadãos que seria a primeira cidade a neutralizar o carbono. Tudo isso precisa ser feito até 2025 e um dos projetos chave da cidade para colocar isso em prático é conhecido como CopenHill, criação dos designers do Bjarke Ingels Group.
CopenHill é uma mistura peculiar de usina de energia com uma pista de esqui, uma colina para caminhadas com uma área verde no meio da capital dinamarquesa. Algo que, baseado nas fotos que pude ver no site do Bjarke Ingels Group, me soa como uma construção quase surreal.
A construção foi feita utilizando de muito vidro e de o que parecem ser tijolos de alumínio. Essa combinação de materiais dão uma estética futurista bem interessante para essa massiva construção. Do outro lado, você tem uma pista de esqui artificial cujos tons de verde dominam o visual. Essa sim é a atração principal do CopenHill e eu, um dia, vou visitar esse local.
O lado de entretenimento do CopenHill é bem inusitado já que eu nunca vi uma usina de energia dar espaço para uma área verde. Mas é isso que acontece aqui. Com direito a um elevador cercado de vidro para facilitar o acesso daqueles que não querem escalar essa colina artificial. Além disso, o CopenHill ainda abre espaço para a maior parede de escalada do mundo com cerca de 85 metros de altura. Ou seja, lá você tem acesso a uma pista de esqui artificial, uma área de cross fit, trilhas para hiking e um espaço de corrida. E, para quem não é dos maiores fãs de exercícios, você pode ir direto para o último andar comer e beber algo enquanto aproveita a vista panorâmica da cidade.
CopenHill é um exemplo mais do que perfeito de como a arquitetura pode ser uma ferramenta de sustentabilidade, ajudando a criar uma estrutura urbana vibrante e inusitada que ajuda a suprir as necessidades diversas de toda uma comunidade. Além disso, o CopenHill ainda vai ser tornar um ponto turístico diferente que vai atrair ainda mais pessoas para a Dinamarca.
Saiba mais sobre o projeto direto no site do Bjarke Ingels Group e no link abaixo.
CopenHill – Uma Mistura de Usina de Energia com Pista de Esqui na capital da Dinamarca
Se você gostou do que viu aqui, você deveria seguir o blog no twitter ou seguir a revista digital do Pristina.org no Flipboard. Além disso, ainda temos nossa newsletter quase semanal.
Pingback: CopenHill, a usina de lixo. – Um canceriano sem lar.
Pingback: Mudando Perspectivas com Jamey Stillings // Pristina.org