Nos subúrbios de Paris, existe uma cidade com um visual peculiar que parece pertencer a um universo alternativo. O nome desse local é Noisy-le-Grand e é lá que você vai encontrar os estranhos edifícios de concreto que foram construídos depois da Segunda Guerra Mundial para servir de residência para inúmeros refugiados e imigrantes. Foi lá que Laurent Kronental resolveu fotografar a série de imagens abaixo.
O fotógrafo Laurent Kronental passou os últimos quatro anos retratando a vida dos idosos que moram em Grands Ensembles, como são conhecidos os conjuntos habitacionais na França. O projeto recebeu o nome de Souvenir d’un Future e é o que você vai ver nas fotos desse artigo.
Esse local é tão estranho que já foi parte do cenário de filmes como Brazil e Hunger Games. Uma arquitetura grandiosa mas que parece ter sido feita por um povo alienígena e não algo humano. Pelo menos, essa é a impressão que eu tenho mas, abaixo você pode entender melhor o porquê.
Se você ficou curioso para ver como são os prédios das fotos acima, entre no street view no mapa abaixo e desbrave toda a beleza utópica desses conjuntos habitacionais franceses.
Um adendo interessante para mim é que, cerca de dois anos depois dessa publicação aqui, acabei pegando um trem de Paris até Noisy-le-Grand para ver esses prédios com meus próprios olhos. Algumas das fotos que fiz podem ser vistas aqui.
Laurent Kronental: Souvenir d’un Future
Se você gostou do que viu aqui, você deveria seguir o blog no twitter, acompanhar nosso tumblr ou seguir a revista digital do Pristina.org no Flipboard.