Skip to content
Pristina.org // Editorial // O que fazer depois de estudar design?

O que fazer depois de estudar design?

Lembro que depois de ter terminado meus estudos, a maioria das pessoas ao meu redor começou a me perguntar qual pós graduação eu faria. Eu mal havia terminado a faculdade e já estavam perguntando o que eu estudaria depois. Tai uma coisa que eu não esperava que fosse acontecer.

Acabei mudando de Belo Horizonte para São Paulo depois de terminar meus estudos em publicidade. Foi lá que resolvi colocar em prática tudo que eu aprendi. E preciso dizer que não foi muito.

Mudar para São Paulo e cair no mercado de publicidade online da época, isso foi em 2006, foi algo que mudou completamente a visão que eu tinha de trabalho e de estudo. Não sei se é exagero da minha parte dizer que mais de 80% do que eu estudei não chegou a ser usado por mim mas é isso que eu preciso dizer.

A maioria das minhas funções na época não tinham muito a ver com as matérias que eu aprendi na faculdade. Mas, tenho certeza de que, ter aprendido aquilo tudo me tornou um designer melhor do que aquele que eu seria se não tivesse estudado. Não quero dizer que todo designer precisa fazer faculdade de design. E, também, não quero dizer que todo designer que faz faculdade é instantaneamente melhor do que quem não fez faculdade na área.

O que eu quero dizer é simples: Você quer se tornar um designer melhor? Não pare de estudar.

Eu acredito que a melhor forma de continuar se desenvolvendo como ser humano e como profissional é não parar de estudar. Eu terminei meus estudos, não fiz nenhuma pós graduação mas, nunca parei de estudar.

O que fazer depois de estudar design? Continue estudando.

E, só cheguei onde estou hoje por culpa disso. Por isso, resolvi criar a lista abaixo com os sites que eu uso para fazer cursos online. Alguns deles são gratuitos, outros tem uma mensalidade mas todos eles vão te ajudar a estudar e se tornar designers melhores.


Essa lista começa com o site que mudou a forma com a qual vejo as coisas nesses últimos anos. O Coursera é onde você pode fazer os melhores cursos das melhores faculdades do mundo, completamente de graça.

O que fazer depois de estudar design - Conheça o Coursera

Preciso dizer que eu não estudei nada que seja explicitamente design no Coursera mas eu acredito que me tornei um melhor designer depois dos cursos que estudei por lá. Você pode estar se perguntando o que foi que eu estudei por lá e a lista ma sequência vai servir para responder essa pergunta: The Language of Hollywood: Storytelling, Sound, and ColorGamification pela Wharton UniversityLeading Strategic Innovation in OrganizationsGrow to Greatness: Smart Growth for Private Businesses e Introduction to Classical Music da Yale

Com The Language of Hollywood, aprendi a enxergar o cinema de uma forma diferente. Foi com esse curso que passei a prestar mais atenção no vídeos que vejo e em como as histórias podem ser contadas de forma diferente.

Com Leading Strategic Innovation in Organizations, aprendi mais sobre como a estrutura de uma empresa funciona do que todos os anos que trabalhei por agências de design e publicidade pelo Brasil.

Tem horas que eu entro no Coursera e começo a pesquisar temas que eu acho interessante e começo a pensar se tenho tempo para estudar tudo aquilo que vejo por lá. No momento, estou dividido entre Design: Creation of Artifacts in Society, Online Games: Literature, New Media, and Narrative, Marketing in a Digital World e Data Visualization.

Dêem uma olhada nos cursos que eles tem disponíveis e desenferruje seu inglês com os cursos que o Coursera tem para vocês. Tenho certeza de que você vai aprender novas formas de ver o mundo, temas que nunca pensou em estudar ou mesmo repensar aquilo que você estudou na faculdade.


Um site que acho fenomenal e que deveria estar na lista de todas as pessoas é o Lynda.com. Lá você vai aprender tudo sobre novas tecnologias, novas ferramentas criativas e todos aqueles tópicos que você nem sabia que existiam ou que poderiam ser interessantes. É sério.

O que fazer depois de estudar design - Conheça o lynda.com

Passei a usar o Lynda.com em meados de 2004, quando percebi que aquilo que eu aprendi na faculdade de publicidade não estava nem perto das exigências do mercado. Foi lá que aprendi muito do que sei de Photoshop, foi lá que aprendi o básico sobre HTML e CSS que me foi muito útil. Foi lá que comecei a aprender sobre produção de vídeo e como usar o Premiere e o After Effects.

O único problema do Lynda.com é que você precisa pagar para assistir todos esses cursos. Mas, com mensalidades que custam menos de $20 dólares, eu tenho certeza de que você tem mais a ganhar do que qualquer outra coisa. Se você ficou curioso para saber como o Lynda.com funciona, aproveite e clique aqui para ter 10 dias de teste gratuitamente.


Outro site que uso com uma frequência maior do que o normal é o Skillshare. O Skillshare um site onde designers e outros profissionais disponibilizam vídeo-aulas de temas que eles dominam. Você paga uma mensalidade ou uma anuidade e pronto, você pode assistir todas as aulas que quiser e bem entender.

O que fazer depois de estudar design - Conheça o SkillshareSemana passada, eu acabei de acompanhar os vídeos do Chris Burkard sobre Outdoor Photography: Shooting at Sunset, Sunrise, and Night e já estou pensando sobre qual tópico vou dar uma olhada nos próximos dias. No Skillshare é assim: Você mal acaba uma aula e já quer acompanhar outra.

Foi assim que passei por cursos rápidos de fotografia, marketing, lettering, criação de conteúdo, e-mail marketing e design gráfico. Isso acontece por que, no Skillshare, as aulas são criadas de um jeito mais curto e direto ao ponto. Para vocês verem, eu assisto minhas aulas enquanto lavo louças e pronto. Quer algo mais fácil do que isso?


Conheci o Khan Academy um pouco antes de mudar aqui para Berlin e passei várias horas da minha vida aprendendo sobre História da Arte no site. E isso pode ter acontecido por que eles usam de alguns conceitos de gamificação para deixar você ainda mais interessado no que você vai aprender.

O que fazer depois de estudar design - Conheça o Khan AcademyGosto da forma com a qual eles apresentam o básico da História da Arte e como eles avançam no tópico indo por regiões do globo. Acredito que, se não fossem as aulas que tive por lá, não teria o interesse que tenho hoje por arte africana e pelas mesquitas do Irã e do Oriente Médio.

Preciso dizer que o Khan Academy parece ser muito mais voltado para a área de exatas do que para humanas e design. Mas, gosto muito do que eles tem em Artes e Humanas, por isso que acabei mencionando eles por aqui.


Muita gente não gosta do TED. Mas eu não sou dessas pessoas. O que eu escuto delas é que elas não gostam do TED por que as palestras e conversas que vocês podem ver por lá contam histórias de formas sensacionais e milagrosas e a realidade não é essa. Tudo bem que algumas das palestras que vi por lá me incomodaram um pouco mas eu aprendi mais no site do que eu esperava.

O que fazer depois de estudar design - Conheça o TEDO que eu gosto nas palestras do TED é uma mistura da forma apaixonada com a qual os palestrantes apresentam suas ideias e a variedade de assuntos que chegam até mim. Lembro bem de assistir palestras sobre como a arquitetura pode melhorar a forma com a qual morremos, outra palestra sobre como a melhor interface de computador são nossas mãos e até como o Facebook e o Google trabalham com o design voltado para nós.

Gosto de ficar empolgado sobre um assunto e sair pesquisando sobre ele e mergulhar em um mundo desconhecido de informações. É isso que eu procuro quando assisto uma palestra no TED e acho que você deveria fazer isso também.


Então, finalizando tudo aqui. Se você não sabe o que fazer depois de estudar design, eu deixo aqui minhas dicas. A principal é… Nunca pare de estudar.

Acredito que ninguém deve parar de estudar e que, a internet que temos hoje só tem a acrescentar nessa área. Temos dezenas de cursos gratuitos e outros pagos onde você pode aprender muito mais do aprenderia navegando a esmo pelo facebook. Quer se tornar um designer melhor, um profissional melhor, uma pessoa melhor? Comece por aprendendo o que você precisa jogar fora. E nunca pare de estudar.

Antes de ir embora, enquanto fazia minhas buscas para esse artigo, me deparei com um link com as aulas gratuitas do MIT. Lá você pode encontrar cursos de User Interface, Fotografia, Game Design e muitos outros. Não se esqueçam de dar uma olhada.

Além disso, a foto lá do topo do artigo é do Jeff Sheldon e peguei ela no Unsplash.


Você deveria seguir o blog no twitter, acompanhar nosso tumblr ou seguir a revista digital do Pristina.org no Flipboard.