Os recentes atos políticos na Espanha e na Catalunha não poderiam ser ignorados por um dos mais prolíficos artistas de rua da atualidade: o sempre fenomenal Escif. Como esperado, esse artista que sempre fala sobre injustiça social e seus efeitos nas pessoas, resolveu criar uma série de aquarelas comentando sobre os estranhos eventos que aconteceram no país nos últimos meses.
No início de Outubro de 2017, a Catalunha resolveu organizar um referendo de independência. Isso porque, depois de anos de esforço político em Madrid, capital da Espanha, os líderes do país consideraram que essa seria a melhor forma de demonstrar a vontade do povo e se tornar uma nação autônoma. Porém, o governo espanhol agiu com truculência e destruiu todas as possibilidades democráticas da Catalunha.
Foi isso que Escif resolveu retratar em suas aquarelas e seu trabalho pode ser visto logo abaixo.
Escif pintou um esquadrão de polícia lutando contra uma urna de votos, um esquadrão anti bomba desarmando outra urna, um fantasma que usa de uma bandeira espanhola, uma viatura de polícia com a palavra política. Essas foram as fortes observações criadas pelo artista para comentar aquilo que aconteceu em Barcelona nas últimas semanas.
Essas imagens, parcialmente poéticas e sempre feitas com um certo humor, são documentos de como a Espanha lida com poder e política. Mesmo sendo um dos países mais importantes da União Européia, a Espanha continua usando de uma forma retrógrada para demonstrar suas vontades, muitas vezes abusando do seu próprio povo.
Para ver mais imagens de Escif, você pode ir direto no seu perfil no facebook e no Instagram. Para ainda mais imagens, você pode clicar no link abaixo e ir direto no seu portfólio.
Escif retrata a Realidade na Espanha de Hoje em Dia
Se você gostou do que viu aqui, você deveria seguir o blog no twitter, acompanhar nosso tumblr ou seguir a revista digital do Pristina.org no Flipboard. Além disso, ainda temos nossa newsletter quase semanal.
Pingback: Paranoidme: O Design e Ilustração de Diego Rodríguez via @pristinaorg
Pingback: Andrea Devia-Nuño: Ilustrações hipnóticas com graça geométrica // Pristina.org