Skip to content
Pristina.org // Arte // Figure with Meat de Francis Bacon

Figure with Meat de Francis Bacon

Em 1954, Francis Bacon finalizou sua obra Figure with Meat. Essa pintura é baseada no retrato do Papa Inocente X de Diego Velázquez porém, na obra de Francis Bacon, o papa é representado de forma grotesca e entre dois pedaços de uma vaca dividida em dois. Algumas pessoas acreditam que a carcaça de fundo foi inspirada no quadro de Rembrandt conhecido como Carcass of Beef mas tudo não passa de expeculação.

Conheci esse quadro quando assisti ao primeiro filme do Batman em 1989 mas só me lembrei dessa obra após assistir ao filme durante o fim de semana. Na cena em questão, o Coringa está destruindo alguns quadros dentro do Museu de Arte de Gotham enquanto Partyman do Prince toca num boombox. Ao se aproximar de Figure with Meat, o Coringa fala com seu comparsa I kinda like this one, Bob. Leave it. 

Nunca soube que quadro essa esse até começar uma pesquisa online sobre o assunto. E, por isso, esse breve post sobre a obra.

Figure with Meat de Francis Bacon

Se você gostou do que viu aqui, você deveria seguir o blog no twitter ou seguir a revista digital do Pristina.org no Flipboard. Além disso, ainda temos nossa newsletter quase semanal.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.