O pintor russo Georgy Kurasov é um desses artistas que apresentam uma notável individualidade em seu estilo de pintura. Depois que você é apresentado a suas obras, é fácil reconhecer novas pinturas. Esse reconhecimento imediato é algo interessante de se observar considerando que não consigo pensar em muitos artistas contemporâneos onde isso seja evidente.
Um dos elementos que capturou a minha atenção nas pinturas de Georgy Kurasov foi a forma com a qual ele usa da geometria nas suas obras. E, ao passar alguns minutos observando essas composições, é interessante ver como a complexa estrutura geométrica que ele cria parece ter referências do cubismo e do construtivismo. Como se ele usasse dessas referências visuais para criar as partes do que fazem sua pintura especial
Outro elemento que considerei bem interessante de se ver é a forma com a qual ele trabalha com um cuidado grande nos detalhes nas suas pinturas. A primeira vista, elas parecem uma coisa. E elas só são completamente reveladas sem pressa, através de repetidas observações de todos os seus símbolos e objetos. Isso é algo meio complexo de ser feito de forma digital, mas é o que temos para o momento.
Georgy Kurasov nasceu em 1958 na União Soviética, quando São Petersburgo ainda era chamada Leningrado. E é de lá que ele trabalha até hoje, apesar de que ele afirma que parece ter mudado de país devido a todas as mudanças que aconteceram no local nas últimas décadas.
Sua carreira artística começou ainda muito jovem, aos 13 anos ele foi colocado em uma escola de artes ligada a Academia Soviética de Artes. Lá, ele foi avisado de uma falta de sensibilidade para as cores e assim ele começou a se interessar pelas formas. Dessa forma, quando ele começou a estudar artes de forma mais madura, ele passou a explorar o mundo das esculturas.
Depois da sua graduação, Georgy Kurasov entrou para o exército e lá ele foi declarado artista da corte. Após completar o serviço militar, em 1984, ele passou participar de todas as categorias de concursos artísticos e exposições que ele encontrasse. Não foi uma época fácil para ele devido a todas as mudanças que estavam acontecendo na União Soviética na época.
Com o passar dos anos, Georgy Kurasov começou a explorar as pinturas devido à facilidade de venda de pequenos quadros para galerias e turistas estrangeiros. Com o fim da URSS em 1991, seu trabalho começou a se espalhar pelo mundo. Em 1993, suas pinturas foram expostas nos Estados Unidos pela primeira vez e desde então o mundo tem aberto seus olhos para sua arte.
Para conhecer mais sobre as pinturas e a arte de Georgy Kurasov, você só precisa clicar no link abaixo.
As Pinturas e a Arte de Georgy Kurasov
Se você gostou do que viu aqui, você deveria seguir o blog no Mastodon. Além disso, ainda temos nossa newsletter quase semanal.
Pingback: O mundo imaginativo de Chris Firger via @pristinaorg
Pingback: Jos Buivenga: uma paixão por fontes e o poder de compartilhar // Pristina.org