Haniwaya3 é o nome usado por um japonês entusiasta de bicicletas que constrói replicas miniaturas de famosas bicicletas de corrida. Tudo em miniatura e cheio de detalhes, de um jeito impressionante.
Embora Haniwaya3 queira permanecer anônimo e não venda as miniaturas, a história de como eles começaram a construí-las é mais do que interessante e eu aprendi bastante sobre o seu hobby e o seu trabalho quando li a entrevista que ele deu para Barry Lachapelle do bikegeardatabase.com.
Sendo um japonês de meia-idade que adora bicicletas, Haniwaya3 sempre sonhou em se tornar um criador. Embora não tivesse conhecimento técnico em desenho, música ou programação, tinha uma sólida formação em química e engenharia.
Em meados de 2020, ele quis fazer algo diferente e percebeu que nunca tinha visto modelos plásticos de bicicletas no mundo. Ele viu o potencial de dominar a impressora 3D como um novo hobby e algo que poderia beneficiar o seu trabalho. Assim, Haniwaya3 começou a construir bicicletas em miniatura na escala 1:12 e desenvolveu uma nova paixão.
Haniwaya3 teve que aprender várias técnicas diferentes para começar a fazer suas bicicletas miniatura. Ele teve que dominar as habilidades de modelagem e impressão 3D, pintura em miniatura e ter um conhecimento profundo de bicicletas.
Haniwaya3 comprou um laptop barato e aprendeu sozinho o Fusion 360, um software da Autodesk. Então optou pela impressora Elfin2 MONO 3D da Nova3D, que não é das impressoras 3D mais sofisticadas e cara. Aprender a pintar os modelos foi mais desafiador, e ele passou a usar tinta de borrifador, que não deu certo. Ele finalmente comprou um aerógrafo e resolveu o problema da pintura com muita prática.
As bicicletas de pista se tornaram o tema das miniaturas porque Haniwaya3 aprecia a sua simplicidade – centros traseiros e dianteiros curtos e geometria compacta. Haniwaya3 escolhe os modelos com base numa regra: elas devem ter um visual interessante e sem logotipos complicados ou peças pintadas.
Cada bicicleta leva cerca de duas semanas para ser construída, incluindo a decisão sobre um modelo, coleta de materiais, modelagem e impressão 3D, cura de resina, tratamento de superfície e pintura.
A história de Haniwaya3 inspira aqueles que aspiram a criar algo único, sustentável e divertido. É curioso como ele usou o seu amor por bicicletas, química e engenharia para dominar as técnicas de impressão, modelagem e pintura em 3D. Mesmo sem experiência nessas áreas, ele perseguiu a sua paixão e criou algo excepcional.
Dá para ver mais das bicicletas em miniatura de Haniwaya3 no seu Instagram, direto no link abaixo.
As Bicicletas Miniatura de Haniwaya3
Se você gostou do que viu aqui, você deveria seguir o blog no Mastodon. Além disso, ainda temos nossa newsletter quase semanal.