As imagens que você vai ver abaixo são de Karmen Kraft, uma artista peruana-alemã radicada em Berlim desde 2010, que tem incansavelmente ampliado os limites das artes visuais. A trajetória artística de Karmen Kraft é uma tapeçaria vibrante, que tem influências da sua formação e uma grande paixão por diversas formas de expressão.
Nascida em 1976 em Gijón, Astúrias, Espanha, a infância de Karmen Kraft esteve imersa num ambiente matriarcal e artístico. Criada entre as pinceladas da mãe e as notas melódicas do piano da irmã, os seus anos de formação foram uma combinação de música, pinturas e livros.
E foi assim que ela passou a cultivar um profundo amor por todas as coisas artísticas, especialmente o desenho.
Aos 18 anos, Karmen Kraft mergulhou nas técnicas de gravura numa escola de arte em León, na Espanha. Logo depois, ela foi para a Universidade de Belas Artes de Salamanca, explorando pela primeira vez a tinta a óleo. Graduando-se pela Universidade do País Basco em restauração e conservação de arte, a base artística de Karmen Kraft foi solidificada.
Contrariamente às perspectivas feministas convencionais, a artista enfatiza que a sua arte não é feminista, mas feminina. Kraft, seu sobrenome, significa força em alemão, representando tanto a sua resiliência familiar quanto a força interior inerente a cada mulher. As suas obras tornam-se uma tela para a exploração da vulnerabilidade, emoções contraditórias e sentimentos reprimidos.
Central no trabalho da artista é o retrato dos indivíduos e da sua solidão. Cada peça capta a complexidade, a inconsistência e as lutas internas daqueles que navegam numa sociedade onde pensamentos e ações são indispensáveis. A artista, por meio de seu trabalho, dá voz àqueles que têm dificuldade em expressar emoções fortes, tornando as suas criações um poderoso meio de comunicação.
Além da tela, as reflexões de Karmen Kraft estendem-se à feminilidade moderna e a outras questões urgentes, como a importância da igualdade, do respeito e da liberdade. Esses princípios, acredita ela, são fundamentais para uma sociedade saudável, capaz de destruir antigas construções de gênero.
Na visão progressista de Karmen Kraft, a arte serve como catalisador para explorar vulnerabilidades individuais e coletivas, encorajando-nos a reinterpretar a realidade que nos rodeia. À medida que viajamos pelo universo artístico de Karmen Kraft, somos convidados a abraçar uma fusão de culturas e ideias, testemunhando o poder transformador da arte na quebra de normas sociais e na promoção de um mundo mais inclusivo e esclarecido.
E você pode ver ainda mais do seu trabalho direto no link abaixo.