Vivemos em uma cultura onde as pessoas são facilmente influenciadas pelo status e pela simbologia de carros de luxo. Mas, Kevin Cyr não tem interesse algum nesses veículos que capturam a atenção de muitos quando estão pelas ruas das cidades. O artista gosta de encontrar beleza em veículos de trabalho como vans e caminhões comerciais. A maioria desses veículos está coberta de sujeira, graffitis e tags e são pintadas com todos esses detalhes. Incluindo, além disso, todos os sinais de idade e imperfeições que podem ser vistos nesses veículos.
Através dessas pinturas de veículos de trabalho, Kevin Cyr acaba criando uma documentação do tempo, espaço e evolução da paisagem de trabalho pelo mundo. Nesse artigo, selecionei especialmente as imagens que ele criou pela Europa. Com foco em cidades como Berlim, Bruxelas e Paris.
Meu foco na seleção de imagens acabou ficando nesse lado europeu devido a meu choque quando visitei o continente pela primeira vez, em meados de 2010. Lembro muito bem de andar por ruelas em Paris e me deparar com vans cobertas de posters de shows e graffiti. Lembro bem de ver pequenos caminhões em Berlim com suas laterais completamente cobertas de manchas coloridas do que, um dia, pode ter sido um tag de alguém. Lembro de ver isso tudo e ficar pensando como que isso não chegou nas ruas do Brasil. Não que devesse chegar mas como que essa forma de arte de rua não alcançou a cultura brasileira de amor ao carro.
Não é só isso que eu gosto de ver no trabalho de Kevin Cyr. O que eu gosto de ver é como ele retrata um dos lados da realidade do dia a dia, onde todos vivemos, com um ponto de vista diferente do normal. Ele enxerga o que muitos decidiram ignorar e transforma isso em obras de arte. Por isso mesmo que você precisa clicar no link abaixo para ver ainda mais do seu trabalho e da sua arte.
Pinturas de Veículos de Trabalho por Kevin Cyr
Se você gostou do que viu aqui, você deveria seguir o blog no twitter, acompanhar nosso tumblr ou seguir a revista digital do Pristina.org no Flipboard. Além disso, ainda temos nossa newsletter quase semanal.