Marie-Claude Marquis é uma artista visual com um portfólio de trabalhos bem multidisciplinar. Por isso mesmo, resolvi focar esse artigo nos seus pratos decorativos já que foi uma das partes mais interessantes do que constatei no seu site.
Parte do trabalho da artista parece se concentrar na nostalgia, na mistura da vida cotidiana com a cultura pop. E ela expressa isso com uma sensibilidade colorida e um toque feminino bem especial.
Com seus pratos decorativos, uma parte do seu trabalho que ela só disponibiliza para galerias de arte, ela parece dar uma nova vida a objetos antigos. Uma espécie de reciclagem do passado através de mensagens atuais que adicionam uma segunda vida a tudo. Prolongando assim sua existência, sua função e reduzindo seu impacto ambiental. Tudo isso, em simultâneo.
Marie-Claude Marquis usa muito de intervenções tipográficas para dar esse novo significado a suas antiguidades. E o resultado disso é quase sempre humorístico e, por vezes, irreverente. Porém, sempre com uma preocupação grande com a estética.
O trabalho de pratos decorativos de Marie-Claude Marquis pode ser visto direto no seu portfólio, onde ela você pode ver mais da sua produção artística. Além disso, dá para acompanhar seus trabalhos direto nas redes sociais, como no Instagram e no Facebook.
Se pratos decorados e nostalgia é algo que lhe interessa, já escrevi aqui sobre bonecas de porcelana com um visual punk e sobre a tradição japonesa que usa de pedaços de ouro para restaurar louças quebradas.
Os Pratos Decorativos de Marie-Claude Marquis
Se você gostou do que viu aqui, você deveria seguir o blog no twitter ou seguir a revista digital do Pristina.org no Flipboard. Além disso, ainda temos nossa newsletter quase semanal.