Skip to content
Pristina.org // Arte // Roma e a Vida dos Imperadores

Roma e a Vida dos Imperadores

  • Arte
  • 3 min read

Semana passada, tive o prazer de viajar para Belo Horizonte e passar um dia inteiro sendo guiado por um dos passeios mais interessantes desse final de ano. Tudo culpa da FIAT que resolveu quebrar paradigmas e se aproximar do público de um jeito bem interessante. E ainda abriu seu Centro de Estilo, único escritório de design da empresa fora da Itália. Mas, esse post fica para um futuro próximo. Hoje vou falar do que aconteceu na tarde daquela terça feira.

Semana passada marcou o fim da estadia da exposição Roma e a Vida dos Imperadores na Casa Fiat de Cultura na capital mineira. Em janeiro eles vem aqui para São Paulo.


São 370 obras, entre esculturas, objetos do dia a dia e outras coisas, divididas em 4 núcleos: “Entre César e Augusto: o nascimento do Império”; “Nero”; “O apogeu do Império”; e “Um Império multicultural”. Considere que ainda existem subdivisões com aspectos culturais, religiosos e do dia a dia do império e você vai entender o tamanho da empreitada. E eu nunca tinha visto tantas obras originais sobre Roma juntas e tão perto de mim.



Além de ter sido minha primeira vez vendo tantas obras dessa época, uma das coisas mais interessantes dessa exposição é a proximidade que você tem das obras. Chegando quase ao toque em alguns momentos. É fenomenal e eu indico a todos fazerem a visita guiada e a assistirem ao filme que resume todo o contexto da exposição. Vale muito a pena. Assim que eu souber alguma coisa sobre as datas dessa exposição aqui em São Paulo, atualizo esse post aqui.

—–

Para fechar esse post, gostaria de agradecer a todos que participaram desse passeio comigo, da esquerda para a direita: Cris Guerra e seu sócio, do Hoje vou Assim; Rafael Venturelli, da Remix Social Ideas; Anna Lara e Amanda de Mendonça do Wanderlust; Janara Lopes, representando o Ideafixa; Jader Maia, do marketing da Fiat; Carol Loose, do Binoculo e de onde eu roubei a foto e eu ali no final.