Skip to content
O ano está chegando no fim e ando lendo tantas retrospectivas por ai que resolvi fazer a minha aqui no blog, foi assim que surgiu esse ano em review. Afinal, 2015 foi um ano bem interessante para o Pristina.org. Foi o ano que eu coloquei em prática minha ideia de fazer uma newsletter semanal. Foi o ano que resolvi conversar com alguns designers e profissionais que gosto de acompanhar e foi o ano que eu tentei voltar a escrever artigos. Espero que em 2016 eu consiga fazer tudo isso de forma ainda melhor.
Pristina.org // Editorial // Ano em Review: 2015 no Pristina.org

Ano em Review: 2015 no Pristina.org

O ano está chegando no fim e ando lendo tantas retrospectivas por ai que resolvi fazer a minha aqui no blog, foi assim que surgiu esse ano em review. Afinal, 2015 foi um ano bem interessante para o Pristina.org. Foi o ano que eu coloquei em prática minha ideia de fazer uma newsletter semanal. Foi o ano que resolvi conversar com alguns designers e profissionais que gosto de acompanhar e foi o ano que eu tentei voltar a escrever artigos. Espero que em 2016 eu consiga fazer tudo isso de forma ainda melhor.

Ano em Review: 2015 no Pristina.org

Em 2016, quero escrever mais artigos, conversar com outros designers, produzir newsletter mais interessantes e voltar a fazer vídeos. É mais ou menos isso que quero fazer em 2016, agora, só espero que dê tempo de fazer tudo isso e ainda continuar com o Fotostrasse. Vamos ver.

Em 2015, foram mais de 300.000 visitantes no Pristina.org. Um dos melhores números nos últimos anos mas nem próximo dos anos de glória entre 2009 e 2011. Mas esse blog não é produzido voltado para números. A ideia aqui sempre foi manter uma rotina de pesquisa de referências e busca por novas ideias e conceitos visuais. De qualquer forma, os posts abaixo foram os mais populares de 2015 aqui no blog.


Anastasia Shcheglova por Boris Bugaev

Um Ano em Review: Boris Bugaev fotografa uma de suas musas: Anastasia Shcheglova

Boris Bugaev trabalha com fotografia naquela linha sutil entre a fotografia erótica e a pornografia. E, clicando na foto acima dá para ver como ele trabalha bem com uma das suas maiores musas, a russa Anastasia Shcheglova.

O que fazer depois de estudar design?

Um Ano em Review: O que fazer depois de estudar design?

Não sei se é exagero da minha parte dizer que mais de 80% do que eu estudei não chegou a ser usado por mim mas é isso que eu preciso dizer. A maioria das minhas funções na época não tinham muito a ver com as matérias que eu aprendi na faculdade. E foi isso que eu tentei colocar para fora nesse artigo.

A Fotografia Sensual de Boris Bugaev

Um Ano em Review: Entre a fotografia erótica e pornografia você encontra o trabalho de Boris Bugaev

Algumas pessoas dizem que existe uma linha bem sutil entre o que é fotografia erótica e pornografia. E é ali que o trabalho do fotógrafo russo Boris Bugaev pode ser encontrado.

Os 365 Nus do Fernando Schlaepfer

Um Ano em Review: Um projeto cheio de corpos nus para o ano inteiro

Fernando Schlaepfer resolveu comemorar seu aniversário com um projeto para o ano inteiro. Foi assim que surgiu a ideia dos 365 nus que você vai ver clicando na foto acima.

Rebranding São Paulo: Uma Nova Marca para a Cidade

Um Ano em Review: Rebranding São Paulo é o projeto pessoal do designer Haran Amorim mostrando tudo que a maior cidade da América pode representar.

Todo mundo sabe que a paisagem de São Paulo é repleta de cinza, concreto e edifícios. Todo mundo sabe que essa selva de pedra paulistana também é cheia de diversidade cultural e étnica. Por que não mostrar essa São Paulo através de um rebranding da cidade?

Nate Hill e sua arte para lá de estranha

Um Ano em Review: Nate Hill e sua arte para lá de estranha

A arte de Nate Hill é performática e não tem como você ignorar o que ele está fazendo. Clicando na imagem acima você vai ver alguns dos seus projetos mais interessantes, sob meu ponto de vista.

Yung Cheng Lin e o Corpo Feminino Alterado

Um Ano em Review: Usando da modificação corporal para mostrar os problemas das mulheres de hoje

Yung Cheng Lin é uma artista de Taiwan que visualiza os problemas das mulheres de hoje, os problemas da sociedade e a modificação corporal através da fotografia. A artista interpreta seus temas usando ferramentas básicas e o corpo humano como lugar para enviar uma mensagem.

A Fotografia de Jonathan Leder

Na maiorias das vezes, a fotografia de Jonathan Leder parece mais com stills de filmes antigos do que qualquer outra coisa.

Na maiorias das vezes, a fotografia de Jonathan Leder parece mais com stills de filmes antigos do que qualquer outra coisa. Ele utiliza câmeras analógicas (35mm e Polaroids) e se recusa a trabalhar com luz artificial e técnicas de retoque.

Cal Redback e suas edições criativas no Photoshop

Um Ano em Review: Cal Redback e suas edições criativas no Photoshop

Cal Redback possui habilidades no Photoshop que muitas pessoas gostariam de ter. E eu posso me incluir ai nessa lista. Ele sabe trabalhar muito bem com fotografia digital e retoque fotográfico como você pode ver clicando na imagem acima.

Ilustrações Anamórficas de István Orosz

Um Ano em Review: Ilustrações Anamórficas de István Orosz

As imagens nesse post não são ilusões de ótica, elas são o trabalho do artista húngaro István Orosz. Ele cria ilustrações anamórficas que se expandem de um jeito que minha cabeça ainda não conseguiu entender.

Uma Entrevista com Elvis Benício

Um Ano em Review: Entrevistamos o grande Elvis Benício sobre seu estilo de ilustração e seu trabalho como designer

Conheci o Elvis Benício em um dos Pixel Shows que costumava ir quando morava em São Paulo. Tudo aconteceu por volta de 2009 quando ele pediu para tirar uma foto comigo dizendo que lia o Pristina.org. Tenho certeza de que achei isso estranho e que nunca vi essa foto. Não foi por isso que resolvi entrevistá-lo mas esse história serve de abertura.


É, esse foi o ano em review do Pristina.org. Além desse ser o último artigo do ano, ainda é o post de número 6500 do blog. Mais um motivo para comemorar esse 2015 que está chegando ao fim.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.