Skip to content
Pristina.org // Editorial // Como a AG 407 e Alex Von Schonburg querem censurar a internet

Como a AG 407 e Alex Von Schonburg querem censurar a internet

Ontem tomei conhecimento da divulgação de mais um post sobre o assunto do processo feito pela Ag 407 e Alex Schonburg contra a minha pessoa e contra meu blog. Conversei com o Thássius do Technoblog sobre o assunto antes de ter uma posição jurídica muito definida então acabei me abstendo de falar muita coisa mas mais abaixo você já pode ter uma prévia da defesa do Alex.

Mas se você não sabe de nada sobre esse assunto, deixa eu explicar as coisas aqui para você antes de tudo. Há cerca de um mês, eu informei o mundo do hackeamento do site da Ag 407.

Os motivos do ato pareciam ser o de calote, já que os autores do ato ficam usando de piadas do Seu Barriga e da frase “Pague o Aluguel“.

AG 407 versus Pristina.org

Nunca trabalhei lá e nunca tive interesse em fazer isso mas considerei o ato interessante num âmbito de mercado publicitário e postei ele aqui. Como ele foi censurado pelo processo que Alex Von Schonburg resolveu colocar contra mim você não pode ver mais esse post aqui no blog.

ag407-vs-pristinaEnfim, com o post feito, começaram os comentários confirmando a possibilidade de que a Ag 407 era caloteira e quando chegamos em cerca de 40 comentários, eu entrei em contato com a agência e abrir o direito de resposta a eles. Fui ignorado e a situação foi crescendo e nada.

Duas semanas depois eu recebi a informação via BlueBus, de que eu estava sendo processado. Achei aquilo tudo extremamente bizarro e esperei até receber uma confirmação. Mas agora que o processo já foi confirmado, mesmo eu não tendo sido notificado ainda, posso falar sobre o assunto já que o mesmo é público.

Segue abaixo algumas coisas sobre censura, liberdade de imprensa e como Alex Von Schonburg quer censurar a internet.


A Ag407 acusa o Pristina.org de permitir que comentários “derrogatórios” sobre a empresa fossem autorizados em um post no qual Felipe Tofani, autor do blog, noticiava que o site da agência estava exibindo uma solicitação de cobrança, mensagem não autorizada que a agência diz ter sido publicada após uma invasão hacker.

A reportagem do Tecnoblog falou com Alex Schonburg, diretor responsável pela Ag407, que disse que o Pristina.org desqualificou a agência e que iniciou uma campanha para adoção de avatares de Twitter com imagens difamatórias e insultos. Segundo Schonburg, o processo contra o Pristina.org acontece porque o blog foi co-responsável pelos comentários publicados, que possuiriam teor racista, violento e com incitação à destruição da propriedade alheia.

Pedro Villalobos, sócio da empresa de hospedagem que mantém o Pristina.org no ar, disse ao Tecnoblog que alguns comentários publicados no Pristina.org tinham ameaças ao autor do post e ao blog. Segundo Villalobos, esses comentários tinham autores de nomes distintos, mas partiam de um mesmo IP, o que o empresário considerou suspeito.

Por enquanto Felipe Tofani prefere não comentar o assunto, por orientação dos advogados. A nota que substitui os posts originais sobre a invasão no site da Ag407 no Pristina.org é intitulada de “Esse é um blog censurado”. Nela Tofani agradece a todos que participaram da campanha “#freepristina”, no Twitter e nos blogs, e diz que “as coisas não acabaram aqui”.

Já Villalobos, em post sobre o assunto no PVilla.com, traz para a discussão a questão da liberdade de imprensa. “Um caso como este pode simplesmente dar margem ao que já ocorre na China (Twitter, Facebook, MySpace e YouTube bloqueados): controle total e absoluto sobre tudo que é publicado, dito, falado e quase pensado”, escreveu Pedro Villalobos.

Questionado sobre o porquê da agência não ter processado o Blue Bus, o diretor da Ag407 disse que o site só publicou nota sobre o hackeamento, dando direito de resposta para a empresa e sem publicar comentários ofensivos de leitores. Por fim, Alex Schonburg disse que a liminar contra o blog foi concedida e que ações cíveis e criminais estão em andamento.

[Atualização às 18:30] O Pristina.org deu espaço para que a Ag407 se pronunciasse. Em 29 de junho o autor do blog escreveu: “Ontem eu tentei entrar em contato com a Selma e o Alex Von Schonburg da Ag407, mas não tive nenhuma resposta. Esperava que eles fossem gostar de deixar claro que a empresa não é caloteira, como anda sendo acusada. Mas a ausência de resposta deles deixa os comentários desse post com uma voz ainda maior”. O post não está mais no ar.


Um ponto interessante disso tudo é ver como Alex menciona que não processou o BlueBus pelo fato de que o site apenas publicou nota sobre o assunto e deu seu direito de resposta. Acho que a imagem abaixo comprova que o direito de resposta foi dado a Alex e a Selma. E a mesma foi ignorada.

Quanto a falta de comentários no BlueBus, isso é outra coisa completamente diferente. Se o BlueBus não abre espaço para comentários, isso é um problema deles. Mas se eu permito que os usuários discutam um tema, eu viro co-responsável? Se alguém te ofender num bar, o dono do bar é responsável? Pense comigo numa coisa, eu abri uma discussão quanto a veracidade das informações sobre o hackeamento do site e sob as alegações de calote que estavam sendo feitas lá. Dei espaço de defesa para aqueles acusados e por isso acabo sendo processado?

Isso é censura e fere a liberdade de imprensa que os blogs herdaram dos jornais

Essa atitude de Alex e da Ag 407 tira o foco daqueles comentários que podiam ou não ser verdade e transformam essa discussão em algo muito maior. Afinal, Alex age de má fé e quer me pressionar a retirar da internet o conteúdo que o acusa ao mesmo tempo que me ignora e se limita a discursar com outros sites mas não comigo. Sendo que ele tem o meu contato e ele poderia muito bem ter falado comigo sobre o assunto e pedido para eu remover o post do ar. Mas não, no lugar disso ele resolve abrir um processo contra mim censurando meu blog e os responsáveis pelos mais de 230 comentários que foram feitos.

Imagine agora se a Claro, a Speedy ou qualquer outra empresa que se sente atingida por comentários online resolve processar o responsável? Você quer mesmo viver em um mundo onde você não pode se expressar sem a pressão de que pode receber processos? É isso que Alex Von Schonburg quer com esse processo. Ele quer calar a nós todos com uma política de processos, censura e quebra total da liberdade de imprensa.

E ai, você concorda comigo ou prefere aceitar essa censura?

via Agência Ag407 processa blog Pristina.org | Lei e Ordem.

Mais uma coisa. Esse é um processo público que pode e deve ser discutido pela internet. Sem risco de processos, afinal ninguém está acusando ninguém de nada, isso são fatos. O que eu peço a todos os leitores é que distribuam esse post e que ele saia desse gueto de publicidade e design. Censura e quebra de liberdade de imprensa são muito maior do que esse processo.

O post original foi perdido mas dá pra ver os comentários no webarchive.


Se você gostou do que viu aqui, você deveria seguir o blog no twitter ou seguir a revista digital do Pristina.org no Flipboard. Além disso, ainda temos nossa newsletter quase semanal.