Skip to content
Pristina.org // Design // Dia do Designer

Dia do Designer

Em novembro, comemoramos do Dia do Designer. Uma data que pode ser especial para muitos mas que nunca fez muito sentido para mim. Não sei se é porque eu estudei publicidade e não design ou se é por algum outro motivo que ainda não descobri. De qualquer forma, todo dia 5 de novembro fico pensando se aquilo que estou fazendo no momento é aquilo que eu realmente quero fazer. Ou se o que estou fazendo pode ser aprimorado de alguma forma. É, eu fico pensando no meu presente e como ele afeta futuro. Afinal, como designer, eu gosto do futuro.

Depois de anos e anos sendo subjugados pela tecnologia e limitados por ela, por qualquer motivo que seja. Hoje, designers de todas as disciplinas tem as ferramentas para criar tudo aquilo que imaginam. Não temos mais desculpas para não criarmos novos conceitos, novas ideias. Nunca foi tão fácil inovar com o design.

Designers gráficos, arquitetos e web designers não tem mais desculpas quando se trata de tecnologia. Ainda é correto colocar um pouco da culpa nos clientes que temos afinal, sempre teremos eles como culpados por quererem fazer aquelas coisas que não fazem sentido nenhum. Isso não muda mesmo, mas eu ainda tenho esperanças.

O melhor disso tudo, a melhor coisa que toda essa tecnologia anda trazendo para nós, é o fato de que estamos percebendo outra coisa: nossos talentos vão muito além de fazer coisas que funcionam bem e que são bonitas. O papel do design nunca foi tão forte. Olhe ao seu redor, praticamente tudo que vocë tem por ai foi desenhado por alguém. Seja a interação de compra de aplicativos, seja a forma com a qual você bebe água numa garrafa ou a forma com a qual você navega entre os canas da sua televisão. Tudo é design.

Quando tudo é desenhado, a função do designer passa a ter ainda mais importância. Hoje, podemos pegar linhas de raciocínio, pensamentos e comportamentos; analisá-los e depois colocar de lado aquilo que não precisamos mais. Criando assim algo novo e cada vez mais próximo da perfeição. Como designers, hoje, podemos redesenhar o pensamento. E devemos fazer isso porque ninguém mais vai fazer.

Feliz Dia do Designer para todos vocês.

[Programa de embaixadores] Dia do Designer | por: Felipe Tofani (Pristina)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.