Pristina.org // Editorial // The Guitars Museum de Umeå

The Guitars Museum de Umeå

Umeå pode colocar a culpa na música por aparecer no mapa do mundo. Bandas como Meshuggah e Refused chamam Umeå de casa e eles não estão sozinhos nessa. The (International) Noise Conspiracy, Nocturnal Rites, Koma, Naglfar; são algumas das outras bandas que surgiram na cidade. Mas, isso não é só o que você pode ouvir em Umeå. A cidade também tem sido base para o Opera Norrland , a ópera do norte da Suécia. E um dos mais antigos e modernos entre os maiores festivais de jazz da Escandinávia da Europa: o Festival de Jazz de Umeå.

Na semana passada, tive o prazer de estar lá para a abertura do the Guitars Museum e posso dizer que você precisa ir lá. The Guitars Museum é o maior museu de guitarra da Europa e uma das maiores coleções de guitarra vintage de propriedade privada do mundo. Com mais de 500 guitarras elétricas, baixos e muitas e muitas peças vintage, você vai ser perder no meio de tantos objetos interessantes. No edifício você também pode visitar Scharinksa, conhecido local de música ao vivo de Umeå, bem como exposições sobre fotografia, moda, arte e inspirado pela música design. Uma loja de música, um estúdio e um café também podem ser visitados lá.

Umeå 2014
Guitars Museum in Umeå

Agora, cocê pode estar se perguntando como todas aquelas guitarras acabaram tão perto do pólo norte, e a resposta é simples: o amor pela música compartilhada pelos irmãos gêmeos Samuel Åhdén e Michael Åhdén. Seu grande interesse pela música começou em meados dos anos sessenta, quando os irmãos gêmeos costumavam acompanhar a mãe à loja da esquina para comprar doces e revistas. Uma das revistas publicou um artigo sobre os Rolling Stones, uma banda que mudou sua vida para sempre.

Levou mais três anos até que eles realmente conseguiram tocar alguns acordes. Tudo por culpa de um vizinho que tinha uma Gibson Les Paul Custom e um amplificador Marshall, foi assim que eles começaram a aprender algumas músicas de Chuck Berry. Na época, os álbuns de rock e blues não eram tão fáceis de encontrar no norte da Suécia e eles tinham que encomendá-los especialmente a partir de uma loja de discos. Foi numa dessas encomendas que marcou o início dessa coleção.

Umeå 2014

Umeå 2014

Umeå 2014

Umeå 2014

Umeå 2014

Em 1973, a família foi em uma viagem de férias para Estocolmo, capital da Suécia. E lá, os meninos fizeram uma visita ao guru guitarra Halkan e sua loja de instrumentos, Rock House . Lá eles encontraram um lugar de sonhos, repleto de guitarras Fender e Gibson. Mais tarde, no verão de 1976, Samuel planejado uma viagem pela Europa. E uma soma considerável de dinheiro tinha sido guardada para esta finalidade. Mas, antes que ele colocasse os pés em solo estrangeiro, Samuel Åhdén queria fazer uma visita a Halkan. Lá, ele encontrou uma  guitarra Gibson Les Paul. Isto resultou em que o orçamento de férias foi minimizado por cerca de 95%. Mas a guitarra estava com ele. Hoje, eles têm uma única e extremamente procurada coleção de guitarras, baixos, amplificadores e acessórios, no valor de milhões de dólares. E foi assim que tudo começou.

Umeå 2014

Umeå 2014

Umeå 2014

Umeå 2014

Umeå 2014

Umeå 2014

Umeå 2014

Você pode ver tudo isso no the Guitars Museum em Umeå. E há mais fotos da visita no flickr:  Umeå 2014 – Guitar Museum – a set on Flickr

Visitando o maior Museu de Guitarras da Europa e uma das maiores coleções de guitarras vintage de propriedade privada do mundo!

Se você gostou do que viu aqui, você deveria seguir o blog no twitter ou seguir a revista digital do Pristina.org no Flipboard. Além disso, ainda temos nossa newsletter quase semanal.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.