Para celebrar os 95 anos do nascimento de Hans Hillmann (1925–2014), um arquivo digital com muito do seu trabalho de design foi disponibilizado para o público. Lá, você pode ver alguns de seus primeiros rascunhos, passando por seus anos de maior sucesso até seus últimos trabalhos.
Se você não conhece o trabalho de design de Hans Hillmann, estou aqui para apresentar um pouco da vida desse que foi um dos mais importantes designers da Alemanha depois da Segunda Guerra Mundial. E a qualidade de seu trabalho era tão acima da média que ele acabou se tornando famoso além das fronteiras da Alemanha.
Muito disso é por culpa do trabalho que ele começou a fazer a partir de 1954 junto de Walter Kirchner, um entusiasta do cinema que trouxe muitos filmes clássicos para serem apresentados na Alemanha através da sua empresa, a Neue Filmkunst.
Assim, depois de alguns anos trabalhando com posters de cinema, Hans Hillmann já havia criado materiais para diretores renomados como Luis Buñuel, Ingmar Bergman, Akira Kurosawa, Jean-Luc Godard, entre muitos outros. Com esse portfólio repleto de posters, o designer começou a trabalhar como ilustrador para a Twen Magazine e, a partir dos anos oitenta, ele foi trabalhar a revista de um dos mais populares jornais da Alemanha, o Frankfurter Allgemeine Zeitung.
No arquivo digital de Hans Hillmann você vai poder explorar mais de 800 posters, capas de livros, ilustrações editoriais e outros trabalhos criados por esse designer alemão em suas sete décadas de carreira. Além disso, ainda podem ser vistos rascunhos de projetos nunca visto antes. O que pode ser bem interessante para aqueles curiosos sobre o passado do design gráfico na Alemanha, como eu.
Além do arquivo digital de Hans Hillmann, você ainda pode comprar um livro chamado Moving Pictures, lançamento da Optik Books. Nesse livro, você tem um foco grande nos seus projetos de posters para o cinema e como que eles exploravam ilustração, fotografia e tipografia de um jeito diferente.
Explorando o Arquivo Digital de Hans Hillmann
Se você gostou do que viu aqui, você deveria seguir o blog no twitter ou seguir a revista digital do Pristina.org no Flipboard. Além disso, ainda temos nossa newsletter quase semanal.
Finalmente, o livro chegou: https://www.flickr.com/photos/gastaum/51101460497