Ryszard Kiwerski é um designer gráfico polonês, nascido em 1930, que trabalhou muito nas décadas de sessenta e setenta criando posters quase surreais. Seus posters e seus trabalhos de design gráfico eram focados nas versões polonesas de posters de cinema e ele fazia isso com louvor.
Gosto muito da forma com a qual ele usa das dificuldades tecnológicas da época para criar posters com características marcantes. Algumas vezes ele usa de aplicações manuais de tinta colorida em cima de fotografias em preto e branco para destacar algumas áreas. Outras vezes, ele parece brincar com reflexos e espelhos, como se precisa utilizar dessas ferramentas e técnicas para mostrar algo mais. Foi com um desses posters de cinema que ele ganhou uma medalha de ouro no Festival de Cannes de 1975. Abaixo você pode ver mais do seu trabalho.
Seu estilo visual é composto de colagens fotográficas feitas com cenas de filmes ou imagens inspiradas pelo filme. E o que mais gostei no material que encontrei sobre Ryszard Kiwerski foi a forma com a qual ele trabalhou com cores fortes e sobreposições de imagens.
Ryszard Kiwerski e seus posters surreais
Se você gostou do que viu aqui, você deveria seguir o blog no twitter, acompanhar nosso tumblr ou seguir a revista digital do Pristina.org no Flipboard.