Skip to content
Pristina.org // Design Gráfico // West-Berlin Grafik-Design: Documentando o Design Gráfico na Berlim Ocidental

West-Berlin Grafik-Design: Documentando o Design Gráfico na Berlim Ocidental

Junto com os estudantes do Departamento de Design da Universidade de Ciências Aplicadas de Dortmund, Jens Müller pesquisou sobre a história do design gráfico da Berlim Ocidental e publicou esse trabalho no livro West-Berlin Grafik-Design. Entre os muitos trabalhos pesquisados, estão os inúmeros posters do Berlin International Filmfestival, o sistema de design de informação que Erik Spiekermann criou para o transporte público da cidade e o Berlin Layout de Anton Stankowski, considerada por muitos como a primeira identidade corporativa moderna feita para uma cidade.

Os estudantes encontraram e entrevistaram algumas testemunhas dessa história recente do design gráfico alemão. Entre eles estava o designer Roland Matticzk que foi o responsável pelo logo do jornal de esquerda conhecido como Die Tageszeitung e ele contou a história de como rascunhou essa ideia em um bar de Kreuzberg enquanto tomava algumas cervejas depois do trabalho. Além disso, no livro dá para ler um pouco da história de Erik Spiekermann e sua equipe do MetaDesign. Eles estavam trabalhando com a BVG, empresa de transporte público de Berlim, por anos no seu design system. Mas esse projeto só veio a funcionar de verdade quando o Muro de Berlim caiu e o transporte público da cidade foi conectado de volta.

Em West-Berlin Grafik-Design, você pode ver um documento que apresenta como o design gráfico alemão se desenvolveu de forma diferente em West-Berlin. São nove capítulos que contam a história de algumas das personalidades da época e alguns dos temas recorrentes no cenário de design da cidade, entre 1961 e os dias de hoje. São mais de 500 trabalhos que podem ser vistos no livro, incluindo alguns trabalhos que podem ser visto pela cidade hoje em dia.

Junto com os estudantes do Departamento de Design da Universidade de Ciências Aplicadas de Dortmund, Jens Müller pesquisou sobre a história do design gráfico da Berlim Ocidental e publicou esse trabalho no livro West-Berlin Grafik-Design. Entre os muitos trabalhos pesquisados, estão os inúmeros posters do Berlin International Filmfestival, o sistema de design de informação que Erik Spiekermann criou para o transporte público da cidade e oBerlin Layout de Anton Stankowski, considerada por muitos como a primeira identidade corporativa moderna feita para uma cidade.

Junto com os estudantes do Departamento de Design da Universidade de Ciências Aplicadas de Dortmund, Jens Müller pesquisou sobre a história do design gráfico da Berlim Ocidental e publicou esse trabalho no livro West-Berlin Grafik-Design. Entre os muitos trabalhos pesquisados, estão os inúmeros posters do Berlin International Filmfestival, o sistema de design de informação que Erik Spiekermann criou para o transporte público da cidade e oBerlin Layout de Anton Stankowski, considerada por muitos como a primeira identidade corporativa moderna feita para uma cidade.

Junto com os estudantes do Departamento de Design da Universidade de Ciências Aplicadas de Dortmund, Jens Müller pesquisou sobre a história do design gráfico da Berlim Ocidental e publicou esse trabalho no livro West-Berlin Grafik-Design. Entre os muitos trabalhos pesquisados, estão os inúmeros posters do Berlin International Filmfestival, o sistema de design de informação que Erik Spiekermann criou para o transporte público da cidade e oBerlin Layout de Anton Stankowski, considerada por muitos como a primeira identidade corporativa moderna feita para uma cidade.

Junto com os estudantes do Departamento de Design da Universidade de Ciências Aplicadas de Dortmund, Jens Müller pesquisou sobre a história do design gráfico da Berlim Ocidental e publicou esse trabalho no livro West-Berlin Grafik-Design. Entre os muitos trabalhos pesquisados, estão os inúmeros posters do Berlin International Filmfestival, o sistema de design de informação que Erik Spiekermann criou para o transporte público da cidade e oBerlin Layout de Anton Stankowski, considerada por muitos como a primeira identidade corporativa moderna feita para uma cidade.

Junto com os estudantes do Departamento de Design da Universidade de Ciências Aplicadas de Dortmund, Jens Müller pesquisou sobre a história do design gráfico da Berlim Ocidental e publicou esse trabalho no livro West-Berlin Grafik-Design. Entre os muitos trabalhos pesquisados, estão os inúmeros posters do Berlin International Filmfestival, o sistema de design de informação que Erik Spiekermann criou para o transporte público da cidade e oBerlin Layout de Anton Stankowski, considerada por muitos como a primeira identidade corporativa moderna feita para uma cidade.

Junto com os estudantes do Departamento de Design da Universidade de Ciências Aplicadas de Dortmund, Jens Müller pesquisou sobre a história do design gráfico da Berlim Ocidental e publicou esse trabalho no livro West-Berlin Grafik-Design. Entre os muitos trabalhos pesquisados, estão os inúmeros posters do Berlin International Filmfestival, o sistema de design de informação que Erik Spiekermann criou para o transporte público da cidade e oBerlin Layout de Anton Stankowski, considerada por muitos como a primeira identidade corporativa moderna feita para uma cidade.

Junto com os estudantes do Departamento de Design da Universidade de Ciências Aplicadas de Dortmund, Jens Müller pesquisou sobre a história do design gráfico da Berlim Ocidental e publicou esse trabalho no livro West-Berlin Grafik-Design. Entre os muitos trabalhos pesquisados, estão os inúmeros posters do Berlin International Filmfestival, o sistema de design de informação que Erik Spiekermann criou para o transporte público da cidade e oBerlin Layout de Anton Stankowski, considerada por muitos como a primeira identidade corporativa moderna feita para uma cidade.

Se o West-Berlin Grafik-Design pareceu interessante para você, acredito que você precisa fazer como que eu fiz, e comprar uma cópia para sua prateleira de referências. É só clicar no link abaixo e pronto. Mas seja rápido já que só foram feitas mil cópias desse belíssimo documento do design gráfico alemão.

West-Berlin Grafik-Design: Documentando o Design Gráfico na Berlim Ocidental

Se você gostou do que viu aqui, você deveria seguir o blog no twitter ou seguir a revista digital do Pristina.org no Flipboard. Além disso, ainda temos nossa newsletter quase semanal.

1 thought on “West-Berlin Grafik-Design: Documentando o Design Gráfico na Berlim Ocidental”

  1. Pingback: Crônicas de pôsteres da Radio Free Berlin // Pristina.org

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.