Skip to content
Pristina.org // Design // Bauhaus: A Face do Século XX – Rastreando o Impacto de um Movimento de Design Revolucionário

Bauhaus: A Face do Século XX – Rastreando o Impacto de um Movimento de Design Revolucionário

O movimento Bauhaus, fundado em Weimar por Walter Gropius em 1919, foi um dos movimentos de design mais influentes do século XX. O seu impacto ainda é evidente hoje na arquitetura, design e arte moderna.

Sou fã do trabalho da Bauhaus desde quando aprendi sobre o trabalho que foi feito na época. Visitei o museu da Bauhaus aqui em Berlim algumas vezes e, em 2021, até fui para Dessau visitar o prédio da escola e a casa dos professores. Foi uma experiência única e, pensando nisso, resolvi publicar um dos primeiros vídeos que vi sobre o assunto após me deparar com ele no UbuWeb há alguns dias.

O documentário ‘Bauhaus: A Face do Século XX’, foi dirigido por Julia Cave e narrado e escrito por Frank Whitford em 1994. No filme, a diretora traça o desenvolvimento do movimento Bauhaus desde sua formação em Weimar até a sua última posição numa fábrica abandonada em Berlim.

O documentário destaca como a situação política na Alemanha na primeira metade do século XX afetou o movimento Bauhaus e como o ciclo de vida do movimento Bauhaus reflete o da República de Weimar, que também foi afetada pela turbulência política na Alemanha. Ou seja, todo o lado histórico e político da escola que muita gente deixa de lado para focar apenas na estética criada por eles.

Nos primeiros dias do movimento Bauhaus, Walter Gropius colocou as suas ideias em prática em Weimar, que era o centro político da nova Alemanha. O crescimento do movimento Nazista na região ao redor de Weimar e as perspetivas políticas divergentes da escola fizeram com que a Bauhaus se mudasse para Dessau, onde um novo edifício, que representasse plenamente a filosofia e os projetos do movimento, seria seu lar.

Infelizmente, a luta da Bauhaus com o partido Nazista continuou mesmo depois que ela se mudou para Dessau.

O documentário 'Bauhaus: A Face do Século XX', foi dirigido por Julia Cave e narrado e escrito por Frank Whitford em 1994. No filme, o diretor traça o desenvolvimento do movimento Bauhaus desde sua formação em Weimar até sua última posição em uma fábrica abandonada em Berlim.

A escola foi forçada a fechar e se tornou uma escola de treinamento para funcionários do partido. Mesmo assim, Walter Gropius conseguiu reunir um impressionante corpo docente de nomes importantes das áreas de arte, design e arquitetura. Entre eles Paul Klee, Wassily Kandinsky, László Moholy-Nagy e Mies van der Rohe, que seria o último diretor da escola.

O movimento Bauhaus encontrou novas instalações numa fábrica abandonada em Steglitz, um bairro ao sul de Berlim, e mudou as operações para lá em 1932. No entanto, o alívio durou pouco e a Bauhaus foi forçada a fechar as suas portas para sempre quando os nazistas intervieram novamente em 1933, o ano em que chegaram ao poder na Alemanha.

Embora o seu mandato tenha sido curto, o movimento de design criado pela escola teve uma influência de longo alcance na arte moderna, design e arquitetura. O impacto do movimento Bauhaus no design moderno é inegável. O movimento enfatizou uma abordagem funcionalista do design, onde a forma seguia a função e a arte era integrada à indústria. A Bauhaus também enfatizou a importância da simplicidade e o uso de novos materiais e técnicas.

Sua marca ainda pode ser vista em Berlim, em áreas da cidade como o Hansaviertel, Gropiusstadt e Neue Nationalgalerie, todos com a sua impressão digital arquitetônica. O Bauhaus Archiv também é um recurso maravilhoso, com uma extensa coleção de objetos e designs da Bauhaus.

O estilo de design criado pela escola é caracterizado por suas linhas limpas, formas geométricas e uso de cores primárias. Uma estética que foi bem inovadora para a época. Ainda é possível notar o legado do movimento no design atual, com muitos designers e arquitetos contemporâneos se inspirando nos princípios da Bauhaus.

O movimento Bauhaus foi um dos movimentos de design mais significativos do século XX. E não tem como discutir isso. A ênfase do movimento no funcionalismo, na simplicidade e na integração da arte com a indústria teve um impacto duradouro no design moderno.

Apesar da turbulência política que levou ao seu fechamento, o movimento Bauhaus continua a inspirar designers e arquitetos em todo o mundo. Com os seus princípios de design atemporais e abordagem inovadora ao design, continua sendo uma parte vital da história do design.

Bauhaus: A Face do Século XX – Rastreando o Impacto de um Movimento de Design Revolucionário

Youtube + IMDb


Se você gostou do que viu aqui, você deveria seguir o blog no Mastodon. Além disso, ainda temos nossa newsletter quase semanal.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.