O Bauhaus Museum Dessau é um dos melhores lugares do mundo para aprender sobre o que foi o movimento criado a partir da escola da Bauhaus e como seus conceitos e trabalhos mudaram o mundo. Tudo isso porque esse museu na Alemanha possui a segunda maior coleção do mundo de objetos relacionados à Bauhaus. Somente o Arquivo da Bauhaus em Berlim tem mais a mostrar sobre o assunto!
Trabalho como designer há mais de 15 anos e a Bauhaus influenciou fortemente meu trabalho e perspectiva de design. Tomei conhecimento do seu trabalho quando eu não tinha certeza se essa era a direção que eu queria tomar na vida, e isso mudou minha maneira de ver o trabalho que estava fazendo. Por isso, uma visita a Dessau e ao Museu Bauhaus foi mais que necessária. Só não sei por que demorei tanto para chegar lá.
Visitei o Museu da Bauhaus em Dessau no verão de 2021. Essa foi minha primeira viagem após tomar a vacina booster contra a COVID-19 e resolvi celebrar esse evento visitando algumas cidades aqui na Alemanha, incluindo ai Leipzig.
Uma breve introdução ao Bauhaus Museum Dessau
Para comemorar os cem anos da Bauhaus, o Bauhaus Museum Dessau foi inaugurado em 8 de setembro de 2019. Antes, a coleção da Bauhaus Dessau Foundation não estava exposta da forma que merecia, e este é o primeiro lugar onde pode todos esses trabalhos podem ser vistos em apenas um local.
Contudo, a história deste museu remonta a alguns anos. Em 2015, Addenda Architects, um escritório de arquitetura com sede em Barcelona, ??venceu o concurso internacional para projeto desse museu. Eles foram escolhidos entre as quase mil entradas porque representavam o espírito da Bauhaus em um design pragmático e direto.
A estrutura do Museu Bauhaus Dessau parece enorme, enquanto não parece. É um pouco estranho, pois seu tamanho pode ser descrito como algo entre o tamanho de um quarteirão e o de um edifício. Talvez eu tenha essa sensação pela forma como reflete a cidade que a rodeia ou pelas suas quatro fachadas orientadas para os pontos cardeais. Nunca saberemos!
A Exposição no Museu Bauhaus de Dessau
Em novembro de 1976, a Galerie am Sachsenplatz em Leipzig vendey a cidade de Dessau cerca de 148 obras relacionadas à Escola Bauhaus. Todos esses itens foram exibidos pela primeira vez no prédio da Bauhaus em dezembro de 1976 para comemorar o 50.º aniversário da Bauhaus. Essa compra deu origem ao acervo principal da Fundação Bauhaus Dessau, que hoje possui quase 50 mil itens.
Versuchsstätte Bauhaus é o nome da exposição permanente no Museu Bauhaus de Dessau. São mais de mil objetos, desde móveis e luminárias até tecidos e obras de arte gráfica e fotografia. Tudo isso com forte foco nos alunos e na própria escola.
O objetivo da exposição é apresentar o dia a dia da escola e não focar nos ícones e mestres do design que ali ensinam. É por isso que as seções temáticas são focadas no conceito de ensino desenvolvido na escola Bauhaus e como ele foi um campo de testes versátil para design na indústria. Bem como um terreno fértil criativo e imaginativo para a comunicação visual.
Um dos pontos mais interessantes da exposição é como ela apresenta as ideias de design da Bauhaus, tão familiares hoje com um contexto histórico. Ao mesmo tempo, a exposição apresenta as condições históricas da época e as múltiplas crises por que passaram a escola. Lá você verá que a escola Bauhaus não foi apoiada por todos. Ela enfrentou críticas em uma época de mudanças políticas e incertezas culturais. Tornando sua existência ainda mais importante aos meus olhos.
Quando você visitar o Museu Bauhaus em Dessau, não se esqueça de pegar uma cópia do livro da Coleção da Bauhaus Dessau. Lá, você verá uma apresentação detalhada do acervo disponível. Inclui muitos trabalhos de Paul Klee, Wassily Kandinsky e László Moholy-Nagy, um dos meus professores favoritos na escola. Vale a pena!
Se quiser ver ainda mais fotos desse museu, você pode visitar meu blog de viagens onde esse artigo apareceu originalmente no Frame Travel Roam Capture, mas em inglês.
Bauhaus Museum Dessau: visitando a segunda maior coleção de objetos relacionados à Bauhaus no mundo
Se você gostou do que viu aqui, você deveria seguir o blog no twitter ou seguir a revista digital do Pristina.org no Flipboard. Além disso, ainda temos nossa newsletter quase semanal.
Pingback: Bauhaus: A Face do Século XX via @pristinaorg
Pingback: Karl Blossfeldt e sua jornada fotográfica // Pristina.org
Pingback: Cem quilômetros para a Bauhaus // Pristina.org