Skip to content
Pristina.org // Design // Cinco Documentários sobre Design que são mais do que essenciais

Cinco Documentários sobre Design que são mais do que essenciais

Muitas vezes, é mais fácil aprender sobre design assistindo alguém fazendo do que lendo sobre como fazer. Por isso mesmo que documentários sobre design são algo que eu costumo assistir com mais frequência do que o necessário. Afinal, através desses documentários sobre design, posso aprender sobre diferentes técnicas, a história por trás de alguns processos e conhecer melhor alguns dos designers mais famosos do mercado.

E, como eu acabo vendo sempre uma repetição dos mesmos títulos em todas as listas de melhores documentários sobre design, resolvi fazer a minha própria lista com alguns dos filmes que eu mais gostei de assistir.

Graphic Means

Começo essa de documentários sobre design com um dos meus títulos favoritos, Graphic Means fala sobre a produção do design gráfico. Ele conta a história das ferramentas usada para produzir design antes do computador tomar conta de tudo.

Por isso, ele fala sobre as mudanças tecnológicas que aconteceram começando nos anos cinquenta e concluindo com a digitalização quase que completa da profissão. Autoria de Briar Levit que percebeu que muitos dos seus alunos da Universidade de Portland não sabiam muito desse lado da história do design e resolveu solucionar esse problema lançando um Kickstarter em meados de 2014.

Para assistir Graphic Means, você precisa clicar aqui.

Design is One: The Vignellis

Esse é um documentário sobre uma das minhas maiores referências quando se trata de design. Aqui, você vai ver um pouco sobre a vida de um casal que viveu e moldou o design que vemos hoje em dia pelo mundo: Lella & Massimo Vignelli.

Nesse documentário, você vai aprender um pouco mais sobre o iconográfico mapa do metrô de Nova Iorque e sobre como o casal dividia o trabalho de uma forma única. Além disso, esse documentário ainda tem um lado histórico interessante já que foi gravado nos últimos anos de vida do Massimo Vignelli, que morreu em 2013, e de Lella Vignelli, que morreu em 2016.

Para assistir Design is One, você precisa clicar aqui.

Manufactured Landscapes

Esse filme não é tanto sobre design gráfico quanto os documentários anteriores, mas sobre o mundo em que todos os objetos que temos são produzidos. Ou seja, ele fala das consequências do design e da industrialização que vivemos hoje em dia.

Lançado em 2006, o Manufactured Landscapes apresenta em forma de vídeo o trabalho fotográfico de Edward Burtynsky e como ele documenta as paisagens que foram produzidas pelo homem. Minerações, fábricas de todos os tamanhos, barragens, e todos os destroços que elas deixam pelo mundo.

Para assistir Manufactured Landscapes, você precisa clicar aqui.

Milton Glaser: To Inform & Delight

Milton Glaser foi um dos maiores designers da história e muitos reconhecem seus trabalhos mesmo não sabendo quem foi o designer por trás. É isso que acontece com o iconográfico I <3 NY que vemos se replicando pelo mundo.

Em Milton Glaser: To Inform & Delight, você vai ter acesso à vida particular do designer e, dessa forma, observar momentos do seu processo criativo e de como ele usa rotina para alimentar seu trabalho criativo. Além disso, ainda dá para assistir a extraordinária inteligência e a humildade desse designer.

Lançado em 2008, você pode ver Milton Glaser: To Inform & Delight direto aqui.

Helvetica, Rams, Objectified e todos os outros filmes do Gary Hustwit

Gary Hustwit é o diretor responsável por alguns dos mais famosos documentários sobre design dos últimos anos. Afinal, ele foi o diretor que trouxe ainda mais popularidade a fonte Helvetica em seu documentário de mesmo nome, lançado em 2007. Depois disso, ele ainda lançou o Objectified em 2009 e Urbanized em 2011. E, finalmente, em 2018, ele apresentou ao mundo um pouco da vida de um dos maiores designers de produto da história, o grande Dieter Rams.

Ou seja, no lugar de falar de um filme dele, eu coloquei toda a filmografia do Gary Hustwit como exemplo do que você deveria assistir como documentário sobre design. Claro que, como todo mundo, eu tenho meus favoritos e posso dizer que Rams e Helvetica são aqueles que você não pode perder.

E dá para saber mais sobre seus filmes e onde assistí-los direto no link aqui.


Além dos títulos acima, que são mais voltados para design em si, existem vários documentários sobre o mundo criativo que são bem interessantes assistir.

Pessoalmente, gosto muito do Bomb It, que fala sobre o início do graffiti. O Finding Vivian Maier deveria ser sobre fotografia, mas é mais que isso, por isso mesmo que vale muito a pena assistir. Além desses dois, um outro documentário que eu gostei bastante foi o Art & Copy que fala sobre o mundo da publicidade nos Estados Unidos. E, para quem não consegue ver nada fora do Netflix, temos o Abstract: The Art of Design mas eu já deixei minha opinião sobre esse documentário aqui no blog há alguns anos.

Agora que você já está cheio de filmes para assistir, é só sentar no sofá e aproveitar alguns dos melhores documentários sobre design. É bom para deixar essa pandemia toda passar.


Se você gostou do que viu aqui, você deveria seguir o blog no twitter ou seguir a revista digital do Pristina.org no Flipboard. Além disso, ainda temos nossa newsletter quase semanal.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.