Söderhavet recebeu o briefing que pedia para eles desenvolverem uma nova identidade visual para a Suécia, para ser usada para comunicar o país em si. A ideia era de substituir as várias imagens e conceitos que eram usados nos ministérios, secretarias e agências suecas, por apenas uma identidade visual integrada que mostre ao mundo o que é a Suécia.
Imagino que o processo de construção dessa identidade visual não deve ter sido das mais simples e você pode ver o resultado logo abaixo.
Uma das soluções que foram encontradas foi a de usar uma certa hierarquia para diferenciar a comunicação. Os elementos obrigatórios se tornaram a bandeira sueca, o nome da Suécia em sueco (Sverige) e a tradução do nome do país na lingua local. Foi assim que a Suécia começou a trabalhar com uma nova forma unificada de falar sobre si mesmo.
A tipografia é algo bem importante quando se trata da identidade visual de qualquer empresa. E, creio que, deve ser ainda mais importante quando se trata de um país. E, o que a Söderhavet queria era uma forma de assinatura para a Suécia. Foi assim que a fonte abaixo foi desenvolvida. Inspirada pela sensação de antigas placas de estrada, o conceito é de usar uma fonte sem serifa clássica que tenha um pouco dos elementos do design escandinavo. Abaixo você pode ver a criação do Stefan Hattenbach.
A identidade de uma país como a Suécia precisa ser refletida na internet e, outro trabalho da Söderhavet foi de refazer o site oficial do pais: sweden.se
Criando a Identidade Visual da Suécia
Se você gostou do que viu aqui, você deveria seguir o blog no twitter, acompanhar nosso tumblr ou seguir a revista digital do Pristina.org no Flipboard. Além disso, ainda temos nossa newsletter quase semanal.