O professor Akiyoshi Kitaoka da Universidade de Kyoto já passou mais de uma década da sua vida trabalhando com a criação de ilusões de ótica e você pode ver algumas das suas imagens logo abaixo.
Por mais que seu nome não seja dos mais populares no mundo do design, seu trabalho já deve ter chegado a muitos designers. Principalmente seu Rotating Snakes que foi desenvolvido por volta de 2014. Nessa ilusão de ótica, cobras circulares parece estar rodando de forma expontânea na sua visão periférica causando o que Akiyoshi Kitaoka descreve como ilusão de deriva. Algo bem estranho de observar já que tudo parece parar de se mover quando você foca seu olhar. Em teoria, essa ilusão de ótica funciona através do movimento rápido e inconsciente do olho humano e como piscamos. Simples não?
Akiyoshi Kitaoka nasceu em 1961 e trabalha como professor de psicologia no Japão. Ele começou sua carreira estudando psicologia animal, estudando co comprovante de ratos e macacos. Em 1991 ele foi fazer um PhD na Universidade de Tsukuba onde passou a se especializar em ilusões visuais e percepção visual através de forma geométricas, cores e brilho.
Em 2008, seus designs e suas imagens serviram de inspiração para a banda Animal Collective criar o visual do disco Merriweather Post Pavilion que vinha com uma ilusão de ótica que usava de alguns dos princípios desenvolvidos por Akiyoshi Kitaoka.
Pessoalmente, eu adoro ver como pessoas como Akiyoshi Kitaoka conseguem estudar a forma com a qual enxergamos as coisas. A forma com a qual ele abusa das falhas biológicas do nosso corpo para enganar nossos cérebros e fazer a gente ver algo que não existe.
As Ilusões de Ótica de Akiyoshi Kitaoka
Se você gostou do que viu aqui, você deveria seguir o blog no twitter, acompanhar nosso tumblr ou seguir a revista digital do Pristina.org no Flipboard. Além disso, ainda temos nossa newsletter quase semanal.
Pingback: José Manuel Castro López e suas esculturas de pedra via @pristinaorg
Pingback: O Que é e Como Funciona as Ilusões de Óticas? - CurioVortex