A maior estátua do mundo foi inaugurada recentemente na Índia pelo seu primeiro ministro, Narendra Modi. Conhecida como a Estátua da Unidade, essa construção passiva representa Sardar Vallabhbhai Patel, um político indiano que acabou se tornando o primeiro Primeiro Ministro indiano na Índia.
A escultura foi criada pelo artista indiano Ram V. Sutar e o projeto foi assinado por Michael Graves Architecture & Design e construído por Larsen & Toubro. A maior estátua do mundo chega a altura de 182 metros, quase duas vezes a altura da Estátua da Liberdade em Nova Iorque.
A estátua de Sardar Patel está localizada na ilha de Sadhu-Bet, cerca de 4 quilómetros ao sul da represa de Sardar Sarovar no distrito de Narmada. A inauguração da estátua foi sincronizada com os cento e quarenta e três anos do nascimento de Sardar Patel e celebra a sua liderança na luta pela independência da Índia.
O projeto de construção da maior estátua do mundo foi realizado em cerca de 5 anos. E a estátua é composta de dois cones cilíndricos de concreto semi-conectados, cercados por uma grade de metal que segura a decoração e a forma final da estátua. Dentro da estátua existe uma plataforma onde você pode observar a região ao redor, tudo isso de uma altura de 152 metros.
Vallabhbhai Patel, popularmente conhecido como Sardar Patel, foi um político indiano que serviu como Primeiro Ministro da Índia e é considerado um dos fundadores da República da Índia, já que ele foi um dos líderes na luta pela independência e pela integração dos povos locais. Ele recebeu o apelido de Sardar pelo povo já que essa palavra significa chefe em Hindi, Urdu e em Persa. Além disso, ele ainda foi o líder do exército indiano durante a guerra contra o Paquistão em 1947. Ele morreu em 1950 e vive na memória de todo um povo.
Não sei muito bem o que pensar sobre essa estátua. Historicamente, ela tem sua importância para todo um povo. Esteticamente falando, ela é quase uma ofensa ao mundo. Afinal, esse bloco de concreto parece uma abominação do passado que foi construída nos dias de hoje com uma mentalidade em retrocesso.
Dá para saber mais sobre a maior estátua do mundo, em 2018, direto no link abaixo e direto na Wikipedia.
Pingback: A Jornada de Hiroshi Yoshida a Índia via @pristinaorg