Não é todo dia que encontramos uma embalagem de cimento tão bonita quanto a do Cimento Mochica. E não é todo dia que essa embalagem se torna o foco de um blog de design mas foi isso que aconteceu.
Me deparei com o trabalho do pessoal da Studio A – Interbrand no The Dieline. Lá eu aprendi que a Cementos Pacasmayo, a marca mais vendida de cimento do Peru, queria criar uma relação mais forte com seus clientes através de um novo visual para sua linha de produtos de baixo custo. Foi com esse desafio em mente que surgiu o Cimento Mochica.
Mochica é o nome que foi dado para esse guerreiro Moche que ilustra a embalagem. Moche é o nome de uma civilização que existiu no norte do Peru até o ano 800 e que continua importante para a cultura local. Foi pensando nisso que surgiu a ilustração que foi estampada na embalagem de cimento. Somando com uma tipografia forte e consistente, foi criado um sistema de pictogramas que explicam como usar o cimento sem desperdício.
Through a visual universe inspired by the culture of the same name, where earthy colors and diagonal cuts wrap the package, the main character, the Moche warrior, elevates reflecting the values and punch of northerners. Also, using the visual richness of the Moche culture, and accompanied by a strong and consistent typography, we created a pictogram system inspired by the past, under the great challenge of showing how to use the product in a synthesized way.
Tenho pensamentos meio contraditórios em relação a apropriação de um visual cultural importante como a do guerreiro Moche para vender cimento. Por um lado é uma comercialização excessiva de um valor cultural. Por outro lado… É, não tem outro lado. Mas o design do material ficou bem interessante.