La Muralla Roja, que significa ‘A Muralha Vermelha‘ em espanhol, é um complexo de apartamentos único em na cidade de Manzanera, na Espanha. Foi criada pelo arquiteto espanhol Ricardo Bofill para a Palomar S.A. em 1968 e foi concluída em 1973. Esta notável estrutura é considerada por muitos como uma das obras mais icônicas de Ricardo Bofill.
As imagens impressionantes que você pode ver aqui foram capturadas por Sebastian Weiss, um fotógrafo de arquitetura cujo trabalho acompanho no Behance há anos. Foi quando me deparei com as fotos que ele tirou que resolvi pesquisar sobre esse projeto arquitetônico e por isso que comecei a escrever esse artigo.
Mas, vamos falar um pouco mais sobre La Muralla Roja. Ao projetar este edifício, Ricardo Bofill inspirou-se na arquitetura das casbahs do norte da África e nos estilos árabes mediterrâneos. Ele usou dessas influências e referências e deu-lhes um toque moderno, incorporando elementos como escadas e pontes que conectam todos os apartamentos.
Como local para morar, La Muralla Roja parece oferecer diversas comodidades, como lojas comerciais, sauna e restaurante no primeiro andar. Além disso, na cobertura existem áreas para banhos de sol e uma piscina exclusiva para os moradores.
La Muralla Roja é conhecida como um conjunto habitacional com cinquenta espaços residenciais. Eles vêm em três estilos e tamanhos diferentes: apartamentos estúdio com cerca de 60 metros quadrados, apartamentos de dois quartos com cerca de 80 metros quadrados e apartamentos de três quartos com aproximadamente 120 metros quadrados. Ou seja, um tipo de apartamento para cada tipo diferente de pessoa e família.
A fachada exterior é pintada em vários tons de vermelho, criando um contraste marcante com a paisagem natural. Para criar um contraste visual mais interessante, as escadas e superfícies de circulação apresentam diferentes tonalidades de azul, que vão do azul celeste ao índigo e até ao violeta. Essas variações aparecem em lugares diferentes, se a intenção é contrastar com o céu ou manter uma ligação visual.
A fim de obter mais informações sobre as fotografias de Sebastian Weiss, é possível visualizar as suas fotografias no Instagram, Behance e no seu portfolio, que pode ser acessado com mais detalhes clicando no texto abaixo.
Pingback: Unusual Things to Do in Paris: A Quirky Guide to the City of Light