Martin Schoeller é um fotógrafo que parece ser especializado em fazer retratos de celebridades. Não é bem assim mas a exposição dele que vi aqui na CWC Gallery de Berlin foi focado nesse lado do seu trabalho.
Mas o trabalho de fotografia dele é muito mais que isso. O fotógrafo nascido em Munique no final dos anos sessenta se tornou um dos mais renomados e importantes da atualidade. Ele começou sua carreira trabalhando na Lette-Verein em Berlin e acabou indo trabalhar como assistente da Annie Leibovitz até que ele resolveu abandonar tudo e partir para uma carreira solo. Isso foi em 1996 e o resto entrou para a história.
Martin Schoeller na CWC Gallery de Berlin
As fotos do Martin Schoeller que vi aqui na CWC Gallery em Mitte mostra uma parte do seu trabalho que nunca foi exibida antes. São mais de 60 peças que acabaram criando a exposição Portraits que mostra como o fotógrafo pode trabalhar com retratos de maneiras bem diferentes.
Nessa exposição eu vi uma versão do Christian Bale onde ele parece ter acabado de sair de Psicopata Americano, Zach Galifianakis com flores na barba, Quentin Tarantino dançando com pombas brancas e tudo que Martin Schoeller poderia fazer para trazer um pouco do objeto de sua foto para a fotografia. É dessa forma que seu trabalho acabou virando referência. É dessa forma que ele acabou trabalhando de forma divertida com celebridades, atletas e músicos do porte de George Clooney, Robert de Niro, Iggy Pop, Hillary Clinton e Lady Gaga.
Se essa exposição do Martin Schoeller passar pelo Brasil, você não pode perdê-la. Já publicamos o trabalho de Martin Schoeller aqui antes e, até hoje, é um dos nossos artigos com mais visitas.
Esse post apareceu originalmente no Fotostrasse e por isso que quase todas as fotos estão com a marca d’água de lá.