Norilsk é uma cidade russa localizada no norte da Sibéria, fazendo com que esse local seja uma das cidades mais ao norte do mundo. Mas não é só esse título que essa cidade carrega, ela também é um dos locais mais poluídos da Rússia como você vai poder ver nas fotos aqui nesse artigo. Norilsk está localizada em um dos maiores depósitos de níquel conhecidos na Terra. A cidade foi construída por prisioneiros políticos e de guerra na década de trinta, ainda na União Soviética e foi esse local que o fotógrafo Alexander Gronsky resolveu capturar com suas lentes e seus olhos.
É estranho pensar que as fotos que você vê aqui são de uma cidade de mais de 170 mil habitantes que vivem num dos locais mais poluídos do mundo. Além disso, a cidade em si é responsável por mais de 2% de todo o produto interno bruto da Rússia. Porém, a cidade é praticamente isolada, sendo acessível apenas por ar e, durante alguns meses do ano, pela água.
Alexander Gronsky nasceu na Estônia e passou grande parte da sua vida morando na Rússia. Foi lá que ele aprendeu sozinho a tirar fotos e acabou indo trabalhar nos jornais. Hoje em dia, a vida de Alexander Gronsky é um pouco diferente e ele anda focado em seus projetos pessoais e passou a se considerar um fotógrafo de paisagens. As imagens que ele captura são focadas na geografia e na forma com a qual ela impacta a população local. A maioria de seus projetos são voltados para retratar o um mundo pós soviético, capturando o isolamento e a beleza do abandono urbano.
Para ver mais do trabalho desse fotógrafo, você pode clicar no link abaixo e ir direto para seu portfólio ou ver um outro artigo que escrevi sobre suas fotos em 2010.
Norilsk de Alexander Gronsky
Se você gostou do que viu aqui, você deveria seguir o blog no twitter ou seguir a revista digital do Pristina.org no Flipboard. Além disso, ainda temos nossa newsletter quase semanal.