Todos nós temos fotos de passaporte ou, pelo menos, sabemos do que se tratam essas fotos. Elas costumam ser bem simples e cheias de regras. Você precisa olhar para frente, nada de sorrir e o fundo da fotografia precisa ser o mais simples possível. São as regras do jogo e você precisa delas aqui.
E foi pensando nessas regras que o artista Max Siedentopf resolveu explorar o que era possível e desenvolveu uma série de fotografias que ele chamou de “Passport Photos”.
Em “Passport Photos”, Max Siedentopf examina esse tipo de fotografia cotidiana de um jeito diferente.
Ele queria ver quais eram o limites da expressão artística e se ele conseguiria encontrar algo criativo nesse meio, mesmo com todas as regras rígidas que existem ali. E, pelas imagens que selecionei para esse artigo, dá para perceber que ele conseguiu realizar uma proeza única.
O resultado é uma série única de fotografias onde Max Siedentopf, inicialmente, nos mostra uma imagem onde todas as regras estão sendo seguidas. Em seguida, ele expõe a veracidade e o que está ocorrendo além do que é visível.
Agora você pode estar pensando, quem é Max Siedentopf?
Max Siedentopf é um artista que não se limita a um estilo ou a um meio de expressão. Ele trabalha criando vídeos, tira fotos, já fez esculturas e até direção de arte. Ele fundou uma revista de arte chamada Ordinary e já trabalhou com alguns nomes conhecidos como a Gucci. Além de já ter sido premiado com um Emmy com a sua revista.
“Passport Photos” de Max Siedentopf é uma série de fotos interessante para mim porque ela desafia o nosso pensamento sobre fotografia. Ela começa apresentando algo comum e transforma tudo em algo especial. Além de lembrarmos que as normas de certas coisas estão disponíveis para serem questionadas. E queria ver mais projetos de arte que façam isso.
Se você gosta de fotografia e quer ver mais de “Passport Photos” de Max Siedentopf, é só clicar no link abaixo!