Somos Brasil é uma exposição multimídia e um livro criado pelo fotógrafo britânico Marcus Lyon. Nesse projeto ele explora a diversidade visual da identidade brasileira no século em que vivemos. Tudo isso através de retratos em alta resolução e um aplicativo que mostra um pouco do DNA da pessoa e o som ambiente enquanto a fotografia estava sendo feita.
As fotos do Somos Brasil foram feitas durante um período de seis meses através de todo o país, explorando a diversidade local em todos os cantos do Brasil. Junto com uma pessoa responsável pela gravação do som e um produtor, o fotógrafo mapeou uma mistura do DNA, as histórias pessoas e a identidade visual de mais de 100 pessoas brasileiras.
Com todo esse material, o Somos Brasil para a servir como banco de dados ligado a três elementos da identidade: a visual, a falada e a genética. Servindo como reflexos dos círculos pessoais, sociais e culturais da identidade do que faz uma pessoa parte da enorme diversidade que compõe o Brasil.
Abaixo você pode ver algumas das fotos desse belíssimo projeto.
Somos Brasil is a multimedia exhibition and book. The project explores the diversity of Brazilian identity at the outset of the 21st century through ultra high quality portraits, image activated app based soundscapes and DNA. Over a six-month period Lyon toured Brazil exploring the most diverse corners of the country with a producer and sound recordist. Together they mapped the ancestral DNA, personal stories and visual identity of over one hundred remarkable Brazilians. Somos Brasil draws three elements of identity: visual, spoken and genetic together to cast light on the personal, social and cultural diversity of Brazil. The work amplifies the stories of those nominated and encourages us to reflect on our own identities and roles in society.
Morando fora do Brasil há tanto tempo me tornou familiar com as perguntas de estrangeiros sobre a flexibilidade visual do brasileiro. Já cansei de explicar que o Brasil é um país de misturas e que um típico rosto brasileiro é algo praticamente impossível de se definir. Mas eles não fica satisfeitos com essa resposta. As pessoas que eu conheci aqui em Berlim não esperam que uma pessoa loira, com feições européias, seja um brasileiro.
A visão de que eles tem de brasileiros é, na sua maioria, composta dos jogadores de futebol brasileiros que chegam por aqui. Mas, como brasileiros, sabemos que nossa identidade visual é mais do que isso. Acho que foi por isso mesmo que eu gostei tanto dessa longa série fotográfica de Marcus Lyon que explora exatamente isso.
Se você ficou interessado em ver todo o projeto, clique no link abaixo para ver mais fotografias do Somos Brasil e para fazer o download do aplicativo.
Mostrando a cara do Brasil com Somos Brasil do Marcus Lyon
Se você gostou do que viu aqui, você deveria seguir o blog no twitter, acompanhar nosso tumblr ou seguir a revista digital do Pristina.org no Flipboard. Além disso, ainda temos nossa newsletter quase semanal.