Erik Svetoft é um artista, ilustrador e animador sueco que parece gostar muito de usar linhas. E ele usa dessas linhas de uma forma visceral, agressiva e bem crua. Criando assim composições que podem ser descritas de forma grotesca mas que, mesmo assim, são repletas de narrativas particulares. Ao observar o portfólio dele você pode ver que ele acabou desenvolvendo um estilo próprio e não é todo dia que vemos algo assim.
O trabalho desse ilustrador sueco baseado em Gotemburgo é visceral e repleto de personagens cobertos de uma textura feita de linhas. Esses personagens parecem ter sido criados para serem dissecados no futuro. Eles parecem ter sido feitos para se transformarem em alguma outra coisa e podemos ver isso acontecer na nossa frente em cada uma de suas ilustrações. Algumas vezes elas parecem desenhos anatômicos de algo que não existe mas que cria uma sensação estranha em quem está vendo.
Acredito que isso pode acontecer também por que Erik Svetoft acaba escondendo as rostos e os detalhes mais familiares de muitos dos seus personagens. Usando assim dessas estranhas texturas para criar ilusões óticas que estão ali para causar um desconforto. E acho que isso fica ainda mais claro quando você dá uma olhada nas imagens que selecionei do seu portfolio.
É fácil dizer o quanto que eu gostei de passar parte da minha manhã explorando as estranhas ilustrações criadas por Erik Svetoft e acredito que você deve ter gostado também dessa mistura estranha de personagens deformados e texturas simples. Eu, pelo menos, adorei e quero ver ainda mais dos seus trabalhos. Vamos aguardando.
Se você gostou desse estranho mundo ilustrado do Erik Svetoft tanto quanto eu, acompanhe o que ele anda publicando no seu perfil do behance. Além de que você também pode adquirir alguns dos seus livros direto na sua loja online e algumas de suas ilustrações também.