Karel Thole foi um artista e ilustrador holandês com um talento especial para combinar temas surreais de ficção científica com terror. Muito prolífico como artista, as suas ilustrações apareceram pode grande parte da sua carreira na revista de ficção científica mais vendida na Itália, na época: a Urania.
A Urania trazia histórias dos principais autores americanos do estilo. Isaac Asimov, Robert Heinlein, Alan Dean Foster, Philip K. Dick; todos eles estavam por lá e a revista também vinha com contribuições de autores italianos. Foi assim que o trabalho de Karel Thole alcançou um público maior.
Karel Thole nasceu em 1914 com o nome de Carolus Adrianus Maria Thole, na Holanda. Sua mãe era alemã e a sua grande família vinha com mais onze irmãos e irmãs. Ainda na escola, ele começou a aprender sobre arte em Amsterdã.
No final da década de 1950, ele mudou para Milão, no norte da Itália, devido ao crescimento do mercado editorial local e a demanda por profissionais como ele. Karel Thole trabalhou com algumas editoras diferentes e assim começou a trabalhar com a Urania.
Por mais de 25 anos, Karel Thole trabalhou criando capas para a série de ficção científica da Urania e tudo começou em julho de 1960, na edição de número 233.
As capas da revista e os seus desenhos de ficção científica, repletos de nuances que apontavam para uma presença de terror, foi muito bem recebido pela comunidade artística da Itália. Assim, os seus trabalhos começaram a chegar a editores na Alemanha, França e nos Estados Unidos, consolidando assim o seu legado como ilustrador de ficção científica no mundo.
É interessante observar como os trabalhos de Karel Thole apresentam uma cultura artística interessante. Passando pelo surrealismo e possuindo um certo senso de humor peculiar.
No final dos anos 1980, a atividade artística de Karel Thole começou a declinar devido a dificuldades causadas pela deterioração da sua visão. Assim, ele passou a ensinar outras pessoas a desenharem e expandir ainda mais o mundo da ilustração.
A sua última capa para a Urania foi a de número 1330, publicada em 1998. Karel Thole morreu em 2000 e até hoje, surpreendentemente, não existe algum registro em forma de livro sobre a sua obra.
As imagens que você pode ver aqui foram encontradas no Mutualart.com e no Wikiart.org. E eu conheci o trabalho de Karel Thole quando me deparei com a primeira ilustração desse artigo no Reddit há alguns dias. Achei aquilo tão fenomenal que eu tive que pesquisar mais sobre o artista. No link abaixo, você ainda pode ver mais trabalhos dele.
A Misteriosa Arte de Karel Thole
Se você gostou do que viu aqui, você deveria seguir o blog no twitter ou seguir a revista digital do Pristina.org no Flipboard. Além disso, ainda temos nossa newsletter quase semanal.
Pingback: "Ringing Saturn" de Ariana Papademetropoulos // Pristina.org