Nguyen Xuan Huy nasceu no Vietnã e hoje trabalha aqui de Berlim. Suas pinturas pegam elementos emprestados de toda história da arte, passando pela estética do pop art e por todos os traumas pós guerra que o Vietnã encara até hoje. Incluindo ai todas as deformações que o agente laranja continua causando três gerações depois do fim da guerra.
As pinturas de Nguyen Xuan Huy quase sempre aprensentam corpos que são dignos de comerciais de alguma academia de ginástica. Talvez, isso possa ser uma tentativa de esconder o que seu país natal passou durante e após a invasão americana. Não sei ao certo dizer porque, quando você presta mais atenção, você consegue enxergar direito as deformações que esses corpos tem. Como se a beleza inicial servisse apenas como uma superfície para capturar a atenção do público para, posteriormente, apresentar o que sua arte está querendo conversar sobre. É uma estratégia interessante e posso dizer que eu não duvido que foi isso que me chamou a atenção aqui, inicialmente.
A Arte e o Trauma de Nguyen Xuan Huy
Se você gostou do que viu aqui, você deveria seguir o blog no twitter ou seguir a revista digital do Pristina.org no Flipboard. Além disso, ainda temos nossa newsletter quase semanal.