Quando Nuria Riaza estava crescendo, sua família parecia não se importar com o que ela assistia na televisão. Foi assim que ela acabou tendo uma dieta de Spice Girls, X-Files e Xuxa Park. Foi assim que ela descobriu seu amor por desenhos e, assim pegou uma caneta esferográfica do tipo das BICs e começou a desenhar com aquela tinta azul. Hoje em dia, esse é um dos elementos mais característicos de seu portfólio.
Nuria Riaza usa de imagens que misturam pedaços de corpos flutuando entre folhas com retratos de mulheres e é isso que deixa seu portfólio tão interessante. Tudo sendo feito utilizando apenas canetas esferográficas e sua clássica cor azul.
Depois de muitos anos desenhando na sua infância, ela foi estudar belas artes na Universidade Politécnica da Cidade do México. Lá, ela se descobriu com 21 anos e sem dinheiro. Foi ai que ela descobriu a beleza de suas ilustrações e um interesse do mercado no que ela produzia.
No primeiro olhar, suas peças são de um azul forte, cuja falta de contraste e minimalismo de cores, podem parecer meio tediosas. Mas, em um segundo olhar, você começa a ver os detalhes de suas ilustrações. Algumas peças tem um pouco de surrealismo, outras tem um visual que mistura colagens de partes de corpos humanos com peças da natureza.
Seu processo de trabalho é meio errático e envolve inúmeras horas de desenho por dia e poucas horas de sono. Ela consegue equilibrar vários projetos ao mesmo tempo e acaba usando de sua velocidade de trabalho a seu favor. Já que ela consegue terminar várias ilustrações em apenas um dia, mas prefere recriar as peças com mais detalhes e de um jeito mais calmo e paciente.
Se você gostou das ilustrações de Nuria Riaza, acompanhe o que ela anda publicando nas suas redes sociais como Instagram e Facebook.
As Ilustrações de Nuria Riaza feitas com Canetas Esferográficas
Se você gostou do que viu aqui, você deveria seguir o blog no twitter, acompanhar nosso tumblr ou seguir a revista digital do Pristina.org no Flipboard. Além disso, ainda temos nossa newsletter quase semanal.