Todo mundo passa por aquele momento como designer onde você precisa criar um logo. Pessoalmente, eu nunca gostei dessa parte do trabalho e sempre precisei de mais tempo do que o normal na criação desse tipo de material. Pensando nisso, resolvi traduzir as dez dicas para design de logos abaixo:
- Um Logo não precisa dizer o que a empresa faz – Logos de restaurantes não precisam mostrar comidas, logos para dentistas não precisam mostrar dentes e nem logos de lojas de sofás precisam mostrar sofás. Não é porque a imagem é relevante que você precisa mostrá-la. Você pode fazer melhor do que isso.
- Nem todo Logo precisa de uma imagem – Algumas vezes, seu cliente só quer um tratamento tipográfico que o identifique no seu negócio. Pergunte e quem sabe você não perde seu tempo fazendo algo que não vai levar a lugar nenhum.
- Design pode ser um caminho de ida e volta – Lembre-se que nem tudo fica da forma que você quer. Se seu cliente faz aquele pedido que você sabe que não vai chegar em lugar nenhum, tente fazer o que ele quer e depois mostrar como que esse trabalho pode ser aprimorado e porque.
- Até Picasso começou em algum lugar – Você não precisa ser um artista para perceber as vantagens de rascunhar um logo. Idéias fluem muito mais fácil com lápis e papel do que com mouse e monitor.
- Prometa pouco e entregue muito – Se você não tem certeza de quanto tempo você vai gastar naquele projeto, estime um prazo maior. Projetos de design são complexos e atrasos acontecem.
- Deixe as tendências para a indústira da moda – Tendências vão e voltam e quando você fala de um vestido ou uma camiseta, tudo bem. Mas a Identidade Visual de uma empresa deve ter longevidade e não ser descartável.
- Trabalhe sem cores antes de tudo – Quando você deixa as cores para o final do processo, você se foca no conceito. E não vai ser uma cor que vai salvar aquela idéia sem graça.
- Faça as coisas de forma apropriada – Se você está fazendo um projeto para um advogado, não faça nada divertido. Se é um projeto infantil, não faça nada muito sério.
- Um logo simples ajuda no reconhecimento da marca – Manter o logo simples permite uma flexibilidade de formato e tamanho. Pense na Mitsubishi, Samsung, FedEx, BBC. São logos simples e muito fáceis de reconhecer.
- Uma coisa para lembrar – Deixe seu cliente com apenas uma coisa para lembrar sobre o seu design. Todos os bons logos possuem uma característica forte que os destaca da concorrência.
O texto acima é uma tradução livre do post Ten logo design tips from the field | Logo Design Love.