Uma equipe de cinco designers de diferentes agências e escritórios acabaram de publicar uma nova identidade visual para o Departamento de Turismo da Rússia. Cheio de referências ao movimento artístico conhecido como Suprematismo, iniciado pelo pintor Kazimir Malevich por volta de 1913, essa identidade visual tenta trabalhar uma nova forma do país trabalhar com seu branding. Além do lado estético, ainda temos um novo slogan que pode ser traduzido como O Mundo Inteiro Dentro da Rússia.
O design que você pode ver nesse artigo foi criado seguindo as regras criadas pela Agência Federal de Turismo da Rússia e a Associação de Empresas de Branding da Rússia. Foram eles que iniciaram uma competição por uma nova identidade visual para o turismo da Rússia e o trabalho vencedor veio de um coletivo criado por cinco designers de agências diferentes: Suprematika, Plenum, Artonica e Art.Lebedev.
O visual segue uma estética inspirada pelo movimento artístico conhecido como Suprematismo, iniciado pelo pintor russo Kazimir Malevich em 1913. Esse movimento foi centrado na exploração de formas geométricas básicas como o quadrado e o círculo e é considerado por muitos como a primeira escolha sistemática da pintura abstrata quando falamos dos movimentos de arte moderna.
Essa estética geométrica levou os designers a desenvolver um logo e uma identidade visual que fossem feitos de formas que, vagamente, lembram o mapa da Rússia. Cada uma das 10 formas representa um local e território e elas são apresentadas usando de verde, vermelho, roxo e laranja. Pessoalmente, acho estranho ver como que os designers acabaram incluindo a Crimea no logo. Essa região, que pertence a Ucrânia, foi anexada pela Rússia em 2014 e continua sendo motivo de muitas discussões políticas na esfera internacional.
Gostei muito de ver como que esse coletivo de designers conseguiu criar um apelo visual gráfico de forma simples que consegue demonstrar toda complexa diversidade de um país tão grande quanto a Rússia. Além disso, gostei de ver como esse trabalho de identidade visual mostra bem como cada um enxerga seu país de origem de uma forma diferente. Isso fica ainda mais claro quando você vê as adaptações que foram criadas usando de imagens sobrepostas as formas geométricas.
O trabalho de identidade visual para o Departamento de Turismo da Rússia foi criado por um coletivo de cinco designers de diferentes agências russas. Entre eles estão Vladimir Lifanov da Suprematika, Ilya Lazuchenkov e Egor Myznik da Plenum, Denis Shlesberg da Artonica e Erken Kagarov do Art.Lebedev Studio. A solução criada por ele foi selecionada entre mais de 450 participantes e, atualmente, só pode ser visualizada no site logo abaixo.
Nos próximos meses, essa identidade visual vai passar a representar a Rússia pelo mundo para coincidir com a Copa do Mundo de 2018.
Uma Identidade Visual para o Departamento de Turismo da Rússia, inspirada pela do Suprematismo
Se você gostou do que viu aqui, você deveria seguir o blog no twitter, acompanhar nosso tumblr ou seguir a revista digital do Pristina.org no Flipboard. Além disso, ainda temos nossa newsletter quase semanal.
Pingback: Como Roma Erohnovich criou a identidade visual do G8 via @pristinaorg