Dar uma olhada no portfólio online de Alex Senna é algo fenomenal já que ele parece não parar de trabalhar, criando imagens que chamam a atenção pela sua simplicidade e estilo reconhecível. Algumas delas vem com sombras que se espalham pelo chão e pelas paredes, representando as pessoas que andam para o trabalho todos os dias.
Os trabalhos de Alex Senna são feitos em preto e branco e essa decisão estética foi feita para pagar tributo à vida mundana das pessoas simples. Algumas delas vem com sombras que são distorcidas por ângulos inexistentes e acabam criando uma espécie de ilusão de ótica que eu adorei ver. Muitos desses trabalhos foram feitos na região da Pompéia, um dos lugares que morei na capital paulista.
A partir das linguagens da ilustração, dos quadrinhos e do graffiti dos anos 90, Alex Senna constrói uma narrativa lúdica, poética e de forte apelo popular. Observações das relações humanas mescladas a substratos emocionais pautam a intensa produção autoral que desenvolveu nos últimos 6 anos na cidade de São Paulo.
Os formatos lânguidos de seus protagonistas buscam equilíbrio sobre calculadas doses de humor tragicômico. A fragilidade exposta dos momentos inventados por Alex Senna contrastam com a dureza agressiva sugerida pela arte urbana. São Paulo, impregnada por vanguardas culturais, contrasta com a essência bucólica da cidade de origem do artista: a interiorana Orlândia. E tal qual a contraposição entre preto e branco, Alex Senna segue buscando contrastes e opostos de modo a encontrar-se em possível harmonia.
Alex Senna vem trabalhando com sua linguagem visual e sua arte de rua em São Paulo há anos. Sempre com essa estética simples porém bem articulada e, digamos, quase poética. De uma certa forma, ele parece trabalhar com a tristeza e a beleza da vida moderna e urbana. Principalmente numa megalópole gigantesca como São Paulo.
Se você gostou dos trabalhos de Alex Senna, acompanhe o que ele anda publicando pelos seus perfis de redes sociais como o facebook e o instagram.