Skip to content
Pristina.org // Editorial // BLU e seus murais perdidos em Berlin

BLU e seus murais perdidos em Berlin

Entre 2007 e 2008, o artista italiano conhecido como BLU pintou dois enormes murais em um bairro de Berlin chamado Kreuzberg. Um deles mostra o torso de um homem que arruma sua gravata enquanto usa dois relógios de ouro presos por uma corrente que eu resolvi chamar de algemas douradas de forma carinhosa.

O outro mural mostra duas figuras mascaradas que removem a máscara um do outro enquanto seus dedos formam um W para Oeste em inglês e o outro forma um E para Leste, representando os dois lados dessa cidade que foi dividida por tantos anos. No vídeo abaixo dá pra ver como foi a pintura desses murais.

Dizendo adeus a Blu em Berlin 00Dizendo adeus a Blu em Berlin 02Dizendo adeus a Blu em Berlin 03Dizendo adeus a Blu em Berlin Cover

Não demorou muito para esses murais se transformarem em símbolos dessa região de Berlin. Todo mundo que anda por aquela região da cidade para e fotografa o mural e fala sobre ele. Mas, isso não vai ser mais possível já que, no início de 2012, esses enormes murais do BLU foram apagados a mando do artista. Sim, é sério.

Agora, você deve estar se questionando o porquê disso tudo ter acontecido e a resposta é simples para quem mora na cidade. Berlin está vendendo sua identidade cultural para quem pagar mais e muita gente não está nada feliz com isso. É só ler as palavras de Jascha Herr, um morador da região que tentou salvar os murais, tem a dizer sobre o que está acontecendo na capital da Alemanha:

A cidade de Berlin ama promover sua cena alternativa e, principalmente, os valores culturais dos seus artistas porém ela, simultaneamente os discarta. Tudo se transformou na venda de produtos para investidores que só conseguem ver o lucro pessoal no lugar das atrações alternativas que uma cidade tem a oferecer. E essas atrações alternativas fazem parte da identidade cultural da cidade e isso pertence a todos que moram lá.

Dizendo adeus a Blu em Berlin 04Dizendo adeus a Blu em Berlin 05Dizendo adeus a Blu em Berlin 06
Dizendo adeus aos murais de BLU em Berlin

E, foi pensando nisso que eu sai de casa mais cedo numa manhã de novembro e passei na frente de onde esses murais existiam para tentar tirar algumas fotos do que seria apagado um mês depois.

Quando você chega em Berlin pela primeira vez, o impacto de todo o graffiti pelas ruas pode ser quase ensurdecedor. Pelo menos foi assim que eu me senti quando pisei na cidade pela primeira vez, em 2011. Nessa época, eu já sabia que esses murais existiam e fui até lá fotografá-los como todo mundo fazia antes deles serem apagados.

Dizendo adeus a Blu em Berlin 07Dizendo adeus a Blu em Berlin 08Dizendo adeus a Blu em Berlin 09

Os famosos murais do BLU em Berlin foram apagados no início de dezembro em protesto pelo exploração imobiliária na região. O prédio onde estavam os murais vai se tornar parte de um condomínio cheio de apartamentos de luxo e o artista não concorda com esse acontecimento e preferiu apagar sua obra do que deixá-la na mão de quem vai construir essa aberração imobiliária na região. Agora fica a pergunta: será que a cena alternativa de Berlin sobrevive a exploração imobiliária?

BLU e seus murais perdidos em Berlim no Frame Travel Roam Capture

Se você gostou do que viu aqui, você deveria seguir o blog no twitter ou seguir a revista digital do Pristina.org no Flipboard. Além disso, ainda temos nossa newsletter quase semanal.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.