Conheci o trabalho de protesto de rua que Winston Tseng faz através de inúmeras imagens que apareceram nos últimos meses pelas redes sociais que estou. Essas imagens normalmente referenciam a cultura dos dias de hoje nos Estados Unidos com a presença de bonés vermelhos e bandeiras confederadas, além daqueles que protestam as vacinas contra a COVID-19.
Esses posters me chamaram muito a atenção e eu fui obrigado a pesquisar quem que era o responsável por todo esse material. Foi assim que descobri Winston Tseng que trabalha como um artista gráfico em Nova Iorque. Ele começou sua carreira trabalhando com a indústria do skate, para marcas como Birdhouse, Emerica, Etnies, e outras.
Dando uma olhada no seu portfólio digital, você pode ver um pouco desse trabalho para marcas de skate, mas o mais interessante são as artes de protesto que ele anda fazendo como projeto de arte de rua. Alguns desses posters estão incluídos nas coleções permanentes de alguns importantes museus americanos como o Smithsonian Institution, o Leslie-Lohman Museum of Art e Poster House Museum, ambos de Nova Iorque.
Ele começou a criar esses posters de protesto há poucos anos e Winston Tseng acabou gravitando para essa categoria de material devido a suas semelhanças com o mundo do skate. Outro ponto interessante foi que ele resolveu colocar esses materiais na rua para dar uma dimensão mais tangível para sua arte. Afinal, manter esse material todo no computador acaba permitindo que você trabalhe neles por um tempo quase infinito. Quando eles vão para as ruas, eles estão finalizados e ganham uma vida por si só.
Entre todos os posters que Winston Tseng criou, aqueles que eu acho mais interessantes são os que criticam o partido republicano dos Estados Unidos, os seguidores do Trump e todo esse movimento conservador que é cercado de ignorância. Gosto de ver como ele usa de elementos da paródia para criticar esses movimentos de uma forma inteligente.
Se você quer ver mais do trabalho de Winston Tseng, você precisa dar uma olhada no seu portfólio logo abaixo. Além disso, seu perfil no Instagram é repleto de imagens interessantes e a entrevista que ele deu para o Juxtapoz vale a leitura também.
Os Posters de Protesto e a Arte de Rua de Winston Tseng
Se você gostou do que viu aqui, você deveria seguir o blog no twitter ou seguir a revista digital do Pristina.org no Flipboard. Além disso, ainda temos nossa newsletter quase semanal.