Skip to content
Pristina.org // Tecnologia e Internet // Desktop Neo: Repensando o Sistema Operacional

Desktop Neo: Repensando o Sistema Operacional

Muitos neurônios entraram em funcionamento para colocar em prática as ideias por trás de Desktop Neo, projeto de graduação do estudante Lennart Ziburski. Com seus 21 anos de idade, ele resolveu repensar o sistema operacional de um jeito mais prático, mais simples e mais inteligente. Seu argumento é que, o mundo mobile evoluiu muito rapidamente nos últimos anos e o desktop foi ficando cada vez mais de lado.

Hoje em dia, temos um desktop ainda preso nos conceitos de pastas, janelas e mouse. Ele acredita que isso precisa mudar e, para isso, ele começou a prototipar o seu Desktop Neo.

Depois de ler todo o material que ele disponibilizou no site, assistir o vídeo de introdução ao projeto, me peguei surpreso em saber que muito do que ele gostaria de ver funcionando no seu Desktop Neo já existe no iPad. De um jeito ou de outro, apenas a transição de algumas dessas funções já seria o suficiente para simplificar a experiência de trabalho no seu desktop.

Muitos neurônios entraram em funcionamento para colocar em prática as ideias por trás de Desktop Neo, projeto de graduação do estudante Lennart Ziburski. Com seus 21 anos de idade, ele resolveu repensar o sistema operacional de um jeito mais prático, mais simples e mais inteligente. Seu argumento é que, o mundo mobile evoluiu muito rapidamente nos últimos anos e o desktop foi ficando cada vez mais de lado. Hoje em dia, temos um desktop ainda preso nos conceitos de pastas, janelas e mouse. Ele acredita que isso precisa mudar. Para isso, ele começou a prototipar o seu Desktop Neo.

Pessoalmente, um dos pontos que não gostei no trabalho do Lennart Ziburski foi como ele mudou a forma que janelas se sobrepõe no desktop por algo mais próximo do que muita gente vem chamando de app panels. Dessa forma, suas janelas ficam sempre lado a lado e não se sobrepõe. Desse jeito seu espaço disponível na tela não é dos maiores. Além de que esse modelo visual poderia acabar removendo muito da flexibilidade que muitos usuários gostam de ter no desktop.

É verdade que muita gente pode não se importar com isso. Para essas pessoas, acredito que o desktop em si pode ser o problema. Talvez, num futuro próximo, você possa fazer seu trabalho diário usando uma versão do que é o iOS hoje. Talvez essa seja uma das soluções.

De qualquer forma, o trabalho do Lennart Ziburski em repensar o sistema operacional com o Desktop Neo é extremamente válido e você precisa dar uma olhada nisso no link abaixo. Mais um ótimo projeto de interação da Universidade de Potsdam, cidade aqui perto de Berlin. Semana passada, mencionei esse projeto na newsletter do blog e você não precisa perder esse material todos os dias.

Desktop Neo: Repensando o Sistema Operacional

Se você gostou do que viu aqui, você deveria seguir o blog no twitter ou seguir a revista digital do Pristina.org no Flipboard. Além disso, ainda temos nossa newsletter quase semanal.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.