Federico Landini é o criador da Excellens uma fonte que, dizem por ai, é a primeira a ser criada totalmente no Microsoft EXCEL 97. Se você não acredita que isso seja possível, temos algumas imagens logo abaixo que vão provar que o trabalho do designer é exatamente aquilo que ele diz ser.
Os glifos e todos os detalhes da Excellens foram criados usando o Microsoft EXCEL 97. Tudo feito numa planilha de trabalho tradicional, algumas vezes, foram adicionadas bordas e cores diagonais para criar uma forma mais definida. O resultado final desse projeto foi o que o designer chamou de Cholo Graffiti Calligraphy já que a fonte tem um visual inspirado nas letras que você vê nos filmes que retratam gangues mexicanas de Los Angeles.
Gosto de experimentos tipográficos como esse que mostram que você não precisa das ferramentas mais caras para criar trabalhos interessantes. Algumas vezes, você só precisa de um pouco de criatividade e de uma linha de raciocínio não óbvia para fazer algo diferente.
“Excellens” is the first font totally created using Microsoft EXCEL 97. The glyphs design was done using a standard EXCEL 97 worksheet, adding some border and diagonal color to draw the letters shape.
Se você gostou do trabalho do designer Federico Landini e quer ver como o Excellens pode ser usada num dos seus trabalhos, clique no link no final do artigo e faça o download gratuito da fonte. Se você quer ver se essa fonte foi mesmo feita no EXCEL 97, faça o download também.
Excellens foi selecionada para ser apresentada no Speaker’s Corner do OFFF Barcelona de 2011 e creio que foi assim que eu conheci essa belíssima fonte. Gostei tanto dessa fonte que acabei usando dela no poster que fiz para minha festa/show de despedida do Brasil em 2012. Tem um tempo isso já, como as coisas passam rápido. E se você anda procurando por mais fontes gratuitas, clique aqui para ver outros posts tipográficos.
Excellens: Uma Fonte feita totalmente no EXCEL 97
Se você gostou do que viu aqui, você deveria seguir o blog no twitter ou seguir a revista digital do Pristina.org no Flipboard. Além disso, ainda temos nossa newsletter quase semanal.
Pingback: A arte arquitetônica de Minty Sainsbury via @pristinaorg