Kunt é o nome de uma fonte gratuita modular que seja o visual blackletter pesado das letras usadas na Europa Ocidental entre o final da Idade Média e o início da Revolução Industrial. Outras fontes como a Fraktur, Schwabacher e a Rotunda foram usadas como referência durante o processo de desenvolvimento desta fonte mas ela acabou com um visual bem particular, apesar das referências.
Devido ao peso e ao contraste das formas da Kunt, seu uso é aconselhado em frases curtas, títulos, banners, capas de livros, conteúdos editoriais e, talvez, até identidades visuais. Já que essa é uma fonte gratuita, é só clicar no link no final do artigo para experimentar com essa fonte e ver o que mais que ela pode fazer.
Kunt is a modular blackletter typeface inspired by scripts used throughout Western Europe from approximately 1150 to well into the 17th century. Fraktur, Schawabacher, Rotunda were references used for the development. Kunt is designed to be used in short text, titles, banners, cover books, charts, editorials, branding.
A Kunt é uma criação do designer Leonardo Tavares, lá do Estúdio Room de Londrina. Particularmente, eu gostei muito dessa versão pessoal que ele criou, inspirada pelas formas das blackletters mais populares dos dias de hoje. Para mim, o uso dos elementos modulares e das linhas retas acabaram deixando a fonte com um visual mais moderno do que o esperado nesse tipo de tipografia e isso pode ser bem interessante, dependendo do projeto. E se você anda procurando por mais fontes gratuitas, clique aqui para ver outros posts tipográficos.
Kunt é uma fonte gratuita modular blackletter do Estúdio Room
Se você gostou do que viu aqui, você deveria seguir o blog no twitter, acompanhar nosso tumblr ou seguir a revista digital do Pristina.org no Flipboard. Além disso, ainda temos nossa newsletter quase semanal.