Occlusion Grotesque é uma categoria de tipografia experimental que surgiu na casca de uma árvore. Esse projeto de Bjørn Karmann foi evoluindo a medida que a árvore cresceu, deformando assim as letras e gerando variações no design de cada letra.
O designer capturou essas deformações anualmente e, dessa forma, a Occlusion Grotesque explora como que a natureza trabalha com o design e como que podemos acompanhar isso.
Esse foi a primeira parte do projeto. A segunda parte envolveu inserir a tipografia em um AI e ver como o Deep Occlusion poderia aprender como que a árvore cresceria e assim criar uma nova fonte baseada nesse projeto de inteligência artificial.
Um lado que me chamou muito a atenção quando aprendi sobre esse projeto é a forma com a qual Bjørn Karmann trabalha em parceria com a natureza para criar uma tipografia nova. Algo que ele poderia ter feito sozinho, mas cujos resultados seriam completamente diferentes nesse caso.
Gosto de ver como que os resultados do design natural do crescimento da árvore são irreversíveis. A natureza é a designer principal desse projeto e ela lidera todo o processo com o passar dos anos. Bjørn Karmann não pode fazer nada a não ser observar os anos passarem e ver como as decisões naturais vão distorcer e aprimorar a tipografia.
Esse é um projeto mais do que especial e você pode aprender mais sobre o conceito de trabalho de Bjørn Karmann no link abaixo. Além disso, ainda dá para apoiar o projeto comprando posters que mostram o processo natural da Occlusion Grotesque.
E não se esqueça de fazer o download gratuito da Occlusion Grotesque no link abaixo. E se você anda procurando por mais fontes gratuitas, clique aqui para ver outros posts tipográficos.
Occlusion Grotesque: A Tipografia nas Cascas de Árvore de Bjørn Karmann
Se você gostou do que viu aqui, você deveria seguir o blog no twitter ou seguir a revista digital do Pristina.org no Flipboard. Além disso, ainda temos nossa newsletter quase semanal.
Pingback: Geist é uma fonte da Vercel // Pristina.org