Hardcore Henry é a obra prima do diretor russo Ilya Naishuller e esse filme poderá ser considerado, num futuro próximo, um divisor de águas quando se trata de filmes de ação. Se você está pensando no porquê disso, pense que esse é pode ser o primeiro filme onde tudo que você vê é do ponto de vista do personagem principal.
Hardcore Henry é como uma mistura estranha entre um video game e um desafio cinematográfico. Esse filme de ação filmado totalmente pelo ponto de vista do seu personagem principal parece ter mais ação do que qualquer coisa que eu já vi no cinema antes. E não sei como me sinto em relação a isso.
A história do filme é simples: nosso personagem principal acorda em um laboratório sem memórias de como chegou lá ou de quem ele é e, agora, ele é uma pessoa com upgrades cibernéticos. A partir dai, toda a ação do filme começa a desdobrar e nosso herói segue em uma sequência de lutas, tiroteios e perseguições. E pensar que tudo isso começou com a compra de uma câmera GoPro…
Se você assistiu o trailer acima e pensou em um vídeo que apareceu online há alguns meses também filmado seguindo o ponto de vista de um herói de ação, esse foi o primeiro experimento do Ilya Naishuller. Bad Motherfucker foi um comercial criado para a marca de bebidas Neft Vodka e serviu para chamar a atenção do ícone do cinema russo Timur Bekmambetov. Foi o diretor de Wanted que convenceu Ilya Naishuller a criar esse filme.
Não sei quão estranho vai ser assistir um filme com esse ponto de vista no cinema mas, de acordo com o trailer, acredito que o filme vai ser um experimento visual de sucesso. As semelhanças visuais entre um video game e o filme vão servir de ponto de referência para muita gente e é o que vai servir de diferencial pro filme. Só espero que o produto final não seja tão preso nesse detalhe.
Saiba mais sobre o filme no the Verge e no rotten tomatoes.