Roadliners é um registro visual do dia a dia de Tommy “Tam” Lilley que pinta as ruas da Escócia há mais de 20 anos. O curto documentário mostra um mundo que não é visto sempre e como funciona o processo de pintura de todas essas marcas e sinais que vemos pelas ruas.
O pessoal do O Street resolveu criar esse curto documentário depois de convidar Tommy “Tam” Lilley e seus colegas para produzir uma fonte para o estúdio. Essa fonte vem um um alfabeto completo, incluindo ai pontuações e caracteres alternativos, e agora faz parte da identidade visual do O Street. Se você ficou curioso para ver o resultado final, continue no artigo depois do video abaixo e veja mais desse trabalho tão interessante.
Gostei de aprender como funciona o processo de pintura. Começando por grids feitos de giz que são pintados manualmente no chão, passando pela tinta plástica repleta de pequenos pedaços de refletivos e, finalmente, o desenho das letras. Letras essas que, por mais parecidas que sejam, nunca serão idênticas. Além disso, gostei de ver que Tommy “Tam” Lilley demonstra felicidade com seu trabalho e ainda afirma que adora ver suas letras por todos os lugares que ele anda.
David Freer, um dos sócios que fundaram o O Street em 2007, passou a prestar atenção nos pintores de ruas há alguns anos e passou a filmar o que via com seu celular. Ele lembra de achar o trabalho deles tão fenomenal que passou parte do dia assistindo o que eles faziam. Quando o estúdio passou por um rebranding em 2015, ele lembrou do que viu e achou que seria uma ótima ideia para a nova identidade visual do estúdio.
So many design studios are being rebranded at the moment and we wanted something that was unique to us,” he says. “We have ‘street’ in our name, so the idea of using lettering that’s painted on roads seemed like a natural fit. I also really liked how you can feel the human touch behind it, and it’s not too clinical.
Roadliners: Um Documentário sobre pintores de ruas
Se você gostou do que viu aqui, você deveria seguir o blog no twitter ou seguir a revista digital do Pristina.org no Flipboard. Além disso, ainda temos nossa newsletter quase semanal.