O arquiteto japonês Akihisa Hirata completou um projeto de uma residência de vários andares no distrito de Otsuka em Tóquio. Esse projeto é mais um dos seus trabalhos que misturam arquitetura com inúmeras referências a natureza. Tree-Ness House foi o nome que esse projeto acabou recebendo e você pode entender o motivo desse nome nas imagens que selecionei abaixo.
Primariamente, essa construção é uma residência porém, no primeiro andar, essa construção tem um espaço reservado para uso comercial. Dessa forma, um estilo de separação de espaços que me parece quase orgânico, surge para separar e parar integrar o local com a região.
As fotos que você pode ver aqui são de Vincent Hecht e mostram o projeto de Akihisa Hirata de um jeito fora do comum. Projeto esse que inclui caixas de concreto de formatos diferentes que acabam sendo organizadas de forma a criar espaços vazios de tamanhos diferentes. Além disso, podemos ver plantas distribuídas por todos os espaços disponíveis. O que foi o maior motivo pelo qual estou escrevendo sobre essa construção aqui. A forma com a qual o arquiteto misturou um visual cheio de concreto com plantas e mais plantas foi o que me chamou a atenção e o que eu mais gostei de ver.
Para mim, o arranjo dessa casa criada por Akihisa Hirata tem uma forma quase orgânica que mistura peças de concreto de volumes diferentes com aberturas que são integradas com áreas cobertas de plantas que deixam tudo com uma estética mais do desejável. Outro ponto interessante para mim nesse projeto é a forma com a qual a diferença entre espaços externos e internos é ambígua. Essa foi a sensação que eu tive quando observei algumas das fotos aqui já que a forma com a qual os andares são posicionados um sobre o outro criam uma estrutura que mistura ambientes de uma forma dependente, construída em camadas que se sobrepõe.
Para ver ainda mais imagens e detalhes desse projeto, você pode dar uma olhada no que o designboom.com escreveu sobre esse trabalho de Akihisa Hirata.
Tree-Ness House: Uma Casa Cheia de Árvores por Akihisa Hirata
Se você gostou do que viu aqui, você deveria seguir o blog no twitter, acompanhar nosso tumblr ou seguir a revista digital do Pristina.org no Flipboard. Além disso, ainda temos nossa newsletter quase semanal.