Recentemente, o arquiteto mexicano Ludwig Godefroy trabalhou com um projeto que acabou levando a criação da Casa Merida. Essa é uma residência para uma família localizada no centro histórico da cidade de Mérida, na capital do estado mexicano de Yucatán. Esse é um projeto residencial bem especial por suas proporções, suas referências visuais e o material utilizado no projeto.
O que me chamou a atenção inicialmente na Casa Merida foi o massivo de concreto bruto em toda a sua fachada e pela totalidade da residência. Essa estética brutalista é algo que eu gosto muito e acredito que esse visual lembra quase que um lado industrial. Porém, um dos aspectos mais interessantes desse uso de concreto é a forma com a qual ele vai envelhecer de forma natural, sem muita manutenção e sem algum processo de tratamento. Deixando tudo com uma estética única.
Além disso, outro elemento que me soou muito interessante vem da forma com a qual o terreno está posicionado no centro da cidade. Como o lote vem com uma largura de 8 metros por 80 metros de profundidade, a forma alongado da área etil acaba deixando tudo com um formato bem diferente daquele que vemos nas casas pelo mundo.
Para trabalhar de forma especial nessa estreita faixa de terreno, Ludwig Godefroy resolveu abraçar as limitações de espaço e trabalhar com referência locais. De acordo com o que eu consegui ler no Stir, o arquiteto uso de referências da arquitetura Maia para conectar comunidades. De acordo com o arquiteto, os Maias costumavam utilizar de linhas retas como a do terreno da Casa Merida para conectar templos, praças, pirâmides e outros locais de importância local. Sempre usando de pedras de uma cor mais clara.
Foi assim que a Casa Merida acabou sendo projetada como uma série de partes divididas e conectadas por uma série de espaços abertos e semi-abertos que seguem por uma parede principal. Três jardins diferentes quebram a linha constante da residência e uma piscina marca o final do projeto.
Para saber ainda mais sobre esse belíssimo projeto de arquitetura brutalista, você só precisa clicar no link abaixo.
O Projeto da Casa Merida por Ludwig Godefroy Architecture no México
Se você gostou do que viu aqui, você deveria seguir o blog no twitter ou seguir a revista digital do Pristina.org no Flipboard. Além disso, ainda temos nossa newsletter quase semanal.