As imagens desse post foram retiradas da revista soviética Bezbozhnik, que poderia ter seu nome traduzido como Ateísta ou Sem Deus. A revista existiu de 1922 a 1941 e teve uma edição diária chamada Bezbozhnik u Stanka entre 1923 e 1931.
A revista foi criado pela Liga de Ateístas Militantes, que era uma organização do Partido Comunista, mas não era um projeto gráfico estatal por mais que tivesse apoio do estado.
Mas, por que que a União Soviética apoiou uma revista ateísta? Com o surgimento da União Soviética, a posição formal do país era ateia mas essa quebra de conceito religioso não foi dos mais simples. A desapropriação de propriedades da igreja e a morte e perseguição de padres foi uma das atitudes que provavam esse perfil ateu do país mas a União Soviética era uma país enorme. Então, a campanha cultural contra a religião precisava de ajuda para ganhar os cérebros e os corações do povo e foi assim que surgiu a Bezbozhnik mostrando os monstros que a revista via na religião.
Me deparei com essa peculiar revista soviética no Dangerous Minds.
Bezbozhnik – União Soviética, país sem deus
Se você gostou do que viu aqui, você deveria seguir o blog no twitter, acompanhar nosso tumblr ou seguir a revista digital do Pristina.org no Flipboard. Além disso, ainda temos nossa newsletter quase semanal.
Pingback: Aul Residential Complex pelas lentes de Alex Schoelcher via @pristinaorg